8 trilhas sonoras de novelas que marcaram época: de “Tieta” a “Avenida Brasil”

Globo

Músicas não apenas marcam época como, quando estão relacionadas a uma novela, também são rapidamente associadas a todo um jeito de se vestir, dançar e até falar. E elas não só inspiram romance, como brigas, separações e reencontros. A seguir, relembre oito novelas que cativaram também por suas trilhas sonoras.

Novelas que marcaram pelas músicas

1. Roque Santeiro
Impossível não se lembrar da Viúva Porcina ao ouvir “Dona”. Um dos clássicos do Roupa Nova, a música ainda é lembrada nos shows da banda mesmo tendo se passado 26 anos do seu lançamento na novela. A trilha ainda tinha Zé Ramalho cantando “Mistérios da Meia-Noite”, Elba Ramalho com “De Volta pro Aconchego” de Dominguinhos, e Wando com “Chora Coração”.

2. Por Amor
A química entre Du Moscovis e Carolina Ferraz era tamanha na novela “Por Amor” que seus personagens na trama conquistaram os telespectadores. O casal Nando e Milena sofreu nas mãos da mãe da moça, a vilã Branca (Susana Vieira), mas curtiu ao som de “Palpite” interpretada por Vanessa Rangel e “Só Você” do Fábio Jr.

3. Laços de Família
Época da “Balada do Amor Inabalável” do Skank, e “Love by Grace” com Lara Fabian, temas dos protagonistas da novela Edu, interpretado por Reynaldo Gianecchini, e Camila, pela atriz Carolina Dieckmann. Mas também tinha a Shania Twain cantando “Man (I Feel Like a Woman)”, além das clássicas “Mensagem de Amor” de Herbert Vianna, “Baby” dos Mutantes e “Devolva-me” de Adriana Calcanhoto.

4. Avenida Brasil
Tinha Sérgio Mendes interpretando “Mas Que Nada”, Seu Jorge com “Amiga da Minha Mulher”, “Favorita” de Mc Marcinho, “O Dia do Corno” de Reginaldo Rossi e “Nem Vem Que Não tem” na voz de Wilson Simonal. Sem se esquecer de “Dança Kuduro” uma versão de Latino.

5. Vira Lata
Só na trilha nacional: Lobão com “A Queda”, Martinho da Vila com “Devagar, Devagarinho”, Caetano Veloso com “Baby”, ainda tinha Chitãozinho & Xororó com “Só Quem Amou Demais”, Baby com “Cachorro Vira-Lata”, Carlinhos Brown, Marisa Monte e Nando Reis com “Na Estrada”, Kid Abelha com “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha De Sapê)” e ainda Roberto e Erasmo Carlos com “Detalhes”. Só temão.

6. Dancin Day’s
A música tema do grupo As Frenéticas marcou época, ajudou a ditar moda e se tornou tema da vida de muitos jovens da década de 70. Quarenta anos após seu lançamento, a música foi regravada por dezenas de artistas e, ainda hoje, é sucesso em casamentos, festas de formaturas e afins. Um hit que nunca sai de moda

7. O Cravo e a Rosa
Além de “Jura”, de Zeca Pagodinho, escolhida como tema de abertura de “O Cravo e a Rosa” que traduzia perfeitamente o relacionamento de altos e baixos entre Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis), a trilha contava ainda com uma gravação de Ella Fitzgerald e Count Basie para “Tea for Two”, composta em 1925 por Vincent Youmans e Irwing Caesar, “Odeon” de Vinicius de Moraes e até “Tristeza do Jeca” com Sérgio Reis.

Globo

8. Tieta
O tema de abertura já é memorável como Luiz Caldas cantando “Tieta”. Aí era uma canção arrebatadora atrás da outra: “No Rancho Fundo” de Ary Barroso e Lamartine Babo, por Chitãozinho e Xororó, “A Lua e o Mar” de Pepeu Gomes e Moraes Moreira, “Luar do Sertão” com Roberta Miranda e “Meia Lua Inteira” com Caetano Veloso.

Relembre algumas histórias de amor da telinha