Em momentos de crise existencial e reflexão sobre a vida, o recurso da arte é uma saída para quem quer algum alento ou inspiração. Ouvir músicas e assistir a filmes pode ser uma ótima maneira de se autoconhecer e reavaliar melhor seus dilemas pessoais. A seguir, descubra sete filmes que podem mexer com seus paradigmas e lhe servir de incentivo para vida.
Filmes inteligentes que fazem refletir
Vanilla Sky
Adaptação americana do filme original “Abre los Ojos” (de Alejandro Amenábar), “Vanilla Sky” conta a história de um publicitário milionário (Tom Cruise) que vê sua vida virada do avesso após um terrível acidente de carro com sua amante (Penélope Cruz).
Sofrendo com problemas de aceitação devido a sua aparência e com sua vida amorosa ao lado da namorada (Cameron Diaz) abalada, o milionário terá de encarar as dificuldades e tentar não enlouquecer.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
A narrativa não-linear foi criada pelo roteirista Charles Kaufman, o mesmo de “Quem Quer Ser John Malkovich”. Clementine (Kate Winslet) decide se submeter a um procedimento inventado pelo doutor Howard em que parte da memória pode ser apagada. E ela quer eliminar completa e permanentemente todas as lembranças de Joel (Jim Carrey).
O ciúme faz com que o rapaz também marque um horário na clínica para remover suas recordações. Durante o procedimento, no entanto, ele redescobre o amor pela namorada e desiste da ideia.
Amnésia
Escrito e dirigido por Christopher Nolan, “Amnésia” ou, no original “Memento”, é baseado no conto “Memento Mori” de seu irmão, Jonathan Nolan. Um homem sobrevive a um crime e ,a partir de então, passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. Ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.
A Origem
Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente durante o estado de sono. Além disso, ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard).
Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo.
A Pele Que Habito
Antonio Banderas interpreta Robert, um obcecado cirurgião plástico que, após a morte de sua esposa num acidente, concentra todas as suas energias e conhecimento na criação de uma pele com a qual ela poderia ter sobrevivido. A produção assinada pelo renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, como sempre, deixa a surpresa para o final. No fim da trama, é que se pode amarrar a relação entre todos os personagens excêntricos da história.
Os 12 Macacos
No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.
Clube da Luta
Jack (Edward Norton) trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar, enfrenta uma terrível crise de insônia e passa a frequentar um grupo de autoajuda. Nos encontros, ele conhece Tyler Durden (Brad Pitt), que o apresenta a um grupo secreto de combates.
Sugestões de filmes para chorar
- Filmes para chorar: Top 10 tramas para se emocionar
- 7 filmes de cachorros que vão fazer você chorar: Sem culpa
- 7 filmes de drama adolescente: Amor, tragédia e lágrimas