Além de muito conteúdo em forma de programas e séries, o catálogo de filmes e documentários disponíveis na Netflix é quase interminável. Entre eles, muitos clássicos desde os originais em preto e branco até muitos indicados e vencedores de prêmios como Oscar.
A seguir, se inspire em sete dicas que foram muito bem avaliadas e receberam estatuetas em algumas indicações do maior prêmio da Academy Awards.
Filmes de Oscar para ver na Netflix
“Ela”
Escritor solitário numa era em que a tecnologia domina a sociedade mais do que hoje, Theodore (Joaquin Phoenix) compra um novo sistema operacional para seu computador. Para sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz do aplicativo e acredita estar vivendo uma relação amorosa. O romance incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia com uma história tocante e diferente, tanto que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2014.
“Moonlight: Sob a Luz do Luar”
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, o filme norte-americano é baseado na peça inédita “In Moonlight Black Boys Look Blue” de McCraney. Seu roteiro apresenta três etapas na vida de Chiron, o personagem principal, explorando as dificuldades que ele enfrenta no processo de reconhecimento de sua própria identidade e sexualidade, e o abuso físico e emocional que recebe ao longo destas transformações.
“Onde os fracos não têm vez”
O clássico dos irmãos Coen tem como protagonistas Tommy Lee Jones e Javier Bardem. Um traficante de drogas é encontrado no deserto pelo caçador Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que alguém poderá buscá-la. Quem está a procura é Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade. Porém, para alcançar Moss, ele precisará enfrentar o xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones). O filme ganhou quatro prêmios Oscar em 2008: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem),
“Jackie”
O filme biográfico de Jacqueline Kennedy acompanha a ex-primeira-dama dos Estados Unidos nos quatro dias seguintes ao assassinato de seu marido, John F. Kennedy. Com Natalie Portman no papel da protagonista, traz um olhar profundo sobre o estilo de vida que Jackie vendeu nos anos 60 e como ela se transformou num ícone para a época.
“Até o último homem”
Dirigido por Mel Gibson e escrito por Andrew Knight e Robert Schenkkan, “Até o Último Homem” narra a trajetória real do soldado Desmond Doss durante a Segunda Guerra Mundial, interpretado por Andrew Garfield. O filme foi indicado a alguns Oscar e recebeu diversos prêmios, entre eles, o “Critics’ Choice Awards” de Melhor Filme de Ação.
“Lion: Uma Jornada Para Casa”
Baseado em uma história real, o filme mostra a trajetória de Saroo, um menino indiano de apenas cinco anos de idade que se perde do irmão numa estação de trem e vai parar em Calcutá, na Índia, onde acaba sendo adotado por um casal australiano. Após 25 anos longe da Índia, ele resolve voltar em busca de suas origens e família biológica. Tente não se emocionar com essa história!
Os Capacetes Brancos
Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em Curta-metragem, a produção original da Netflix mostra o trabalho dos “White Helmets”, que ficam alerta para seguir imediatamente para os lugares bombardeados na Síria em busca de sobreviventes. O grupo de voluntários atua para tirar inocentes civis dos escombros que se formam após os bombardeios.
Grandes sugestões na Netflix
- 11 filmes para chorar sem culpa disponíveis na Netflix: Veja
- 9 grandes filmes indie para assistir na Netflix: Anote a dica
- 10 filmes românticos escondidos na Netflix que você precisa ver