O músico David Bowie, morto em janeiro de 2016, deixou um legado imensurável com sua obra, que transcendeu o mundo da música. Aliás, transcendeu nosso próprio mundo. Bowie se encontrou nas estrelas, na temática do espaço, do extraterrestre. E nos ensinou que nossa própria personalidade pode transgredir limites, regras e barreiras. David Bowie nos ensinou que podemos seguir nossas vontades, e sermos quem quisermos ser.
Atuante na música, moda, artes, cinema e tecnologia, ele foi pioneiro em – ou ajudou a popularizar – uma série de coisas. Definitivamente, nosso mundo não seria o mesmo se Bowie não tivesse existido. Confira 7 coisas que o brilhante músico nos deixou.
Veja também:
David Bowie estranho? Conheça os 5 discos mais obscuros de sua carreira
A curiosa história sobre o olho estranho de David Bowie
A criação de um alter-ego
Bowie era tão excêntrico que só se encontrou com a criação do personagem Ziggy Stardust, um ser extraterrestre, andrógino e que marcou o glam rock. Depois dele, vieram Alladin Sane, Thin White Duke e muitos consideram Blackstar seu último personagem, com a hipótese que o último disco foi criado como uma despedida do artista antes de morrer.
A androginia
David Bowie foi o primeiro músico a incorporar características de ambos os gêneros em sua caracterização, mostrando-se livre e influenciando pessoas do mundo todo a fazer o mesmo. Quanto a sua sexualidade, ele não se rotulava, e isso foi libertador para a sociedade conservadora dos anos 70.
Figurinos elaborados em shows
O artista fazia sempre grandes performances, e foi um dos primeiros a aparecer com cenários no palco e figurinos exuberantes. O glam rock de Bowie contava com maquiagens coloridas e roupas brilhantes.
A multiplicidade como artista
Bowie transitou em vários campos das artes, além da música, e deixou grandes contribuições de várias formas. Ele tocava vários instrumentos, cantava, compunha e já chegou a atuar em filmes, além de inspirar criações na moda, principalmente do estilista japonês Kansai Yamamoto.
Lady Gaga e Madonna
As cantoras pop foram diretamente influenciadas por Bowie, no modo de se vestir, se apresentar ou encarnar diversos personagens. No Grammy 2016, Gaga prestou uma bela homenagem ao cantor.
O lançamento de músicas por streaming
Ok, talvez isso teria surgido posteriormente, mas Bowie foi o primeiro artista a lançar uma música para download pela internet, com “Telling Lies”, em 1997. Ele também criou seu próprio provedor, o BowieNet, que chegou a 100 mil inscrições.
A transição entre gêneros musicais
Cada disco de Bowie pertenceu a um gênero. Ele passou pelo rock, com suas extensas variações, a música eletrônica, o folk e o jazz experimental, no fim de sua carreira. Uma banda que também muda bastante de um disco para o outro é o Radiohead, certamente inspirado em Bowie.