6 produções que “previram” a pandemia de COVID-19 bem antes e surpreenderam

A pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, foi um acontecimento que pegou todos de surpresa, mas algumas séries e filmes parecem ter previsto o que aconteceria no mundo em 2020.

Ainda que tudo não passe de coincidências e pesquisas bem aprofundadas, listamos 6 produções que surpreenderam o público e parecem até uma espécie de raio-x do momento atual em muitos aspectos.

Produções que “previram” a pandemia de COVID-19

“Explicando” da Netflix

A série documental “Explicando”, disponível na Netflix, previu a pandemia atual em um episódio especial, lançado antes do primeiro caso que abalou o mundo.

Chamado de “A Próxima Pandemia”, o episódio estreou em 7 de novembro e traz relatos de especialistas, incluindo Bill Gates, que afirmaram que o mundo passaria por uma pandemia e isso estava mais perto de acontecer do que nunca.

O episódio chegou a mostrar imagens de um dos mercados abertos da China, apontado como um dos locais promissores na disseminação do vírus, e adiantou exatamente o cenário atual que estamos vivendo.

“A próxima pandemia pode ser de um vírus para o qual não estamos preparados. A economia vai quebrar. O custo para a humanidade será inacreditável e nenhum país estará imune ao problema que será criado”, afirma Bill Gates.

Filme “A Gripe”

“A Gripe” estreou em 2013 e gira em torno de um especialista, que corre contra o tempo, enquanto procura o sangue capaz de desenvolver a vacina contra um vírus letal que está matando as pessoas rapidamente na Coreia do Sul.

Apesar de todas as adaptações para a ficção e do cenário ser outro, o filme surpreendeu muitas pessoas em 2020 por mostrar a quarentena e necessidade de isolamento social rígido, exatamente como vivenciamos em tempos de coronavírus.

O longa também acompanha toda tensão entre autoridades e na tomada de decisões que podem comprometer a vida da população, assim como está acontecendo no mundo atualmente, com a necessidade de acompanhar a curva e seguir restrições.

Filme “Contágio”

Lançado em 2011, “Contágio” é um filme que segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias, enquanto a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura.

O longa foi considerado pelo Centro de Controle de Doenças do Instituto de Saúde Pública de Estados Unidos como o produto cinematográfico que mais acertou na tradução de situações reais para a história de ficção e é um raio-x da situação atual.

As semelhanças com a COVID-19 vão muito além da sinopse: o vírus do filme é também uma doença zoonótica, isto é, transmitida por animais, que começou em morcegos e foi transmitido através de uma espécie intermediária pela venda de carnes cruas, assim como o novo coronavírus.

A pandemia de “Contágio” retrata exatamente como o surto de COVID-19 começou a se espalhar, a importância de hábitos de higiene e do isolamento social, além de apresentar um personagem imune ao vírus, parecido com o que acontece hoje em dia, com os casos assintomáticos.

Quase uma década antes da atual pandemia, o filme conseguiu prever o que aconteceria e retratar o caos no mundo graças a muita pesquisa. O produtor Scott Z. Burns passou semanas estudando o tema, com a ajuda de especialistas que diziam “não é questão de ter outra pandemia, é quando”, para conseguir desenvolver um enredo realista.

“Mundo Mistério” na Netflix

Recém-lançada na Netflix, a série “Mundo Mistério” é mais uma que parece ter previsto o que aconteceria. Gravada em 2019, a produção tem um episódio sobre a “Grande Peste”, que também tem muita relação com o cenário atual.

Ainda que fale sobre Peste Negra, o apresentador Felipe Castanhari reforça o potencial de uma bactéria ou vírus de se espalharem em escala global, deixando milhares de mortos nesse processo, sem nem imaginar que isso estava perto de acontecer.

Castanhari chegou até a aparecer de máscara na gravação, afirmando que isso era uma forma de transitar sem se contaminar, além de propor uma reflexão que se concretizou cerca de meses depois: “Será que uma epidemia mudaria o mundo hoje?”.

“My Secret Terrius”

Série sul-coreana lançada em 2018, “My Secret Terrius” é outra produção que surpreendeu muita gente por ter chegado bem perto de acertar o caos que estamos vivendo atualmente.

O episódio final da primeira temporada mostra um coronavírus sofrendo mutação para ser usado como arma e um médico desesperado para achar a suposta cura para essa praga.

“É que o coronavírus tem um período de incubação de dois a 14 dias. O vírus foi manipulado para atacar os pulmões diretamente em apenas cinco minutos após a exposição”, explica um profissional.

https://twitter.com/kevjohnson77/status/1243100307036557313

Ainda que tenha alguns detalhes que não batam com a realidade da pandemia atual, a série conseguiu achar muitas semelhanças, inclusive o fato de o coronavírus, que já existia, ter sofrido mutação.

Em uma cena posterior, a protagonista afirma que não existe cura disponível para o vírus, mas a série mostra uma classe de crianças aprendendo a lavar a mão adequadamente para evitar a propagação.

“O Vidente” (“The Dead Zone”)

A segunda temporada da série “The Dead Zone”, conhecida no Brasil como “O Vidente”, foi produzida em 2003 e fala sobre a pandemia no 14º episódio, chegando até mesmo a citar o novo coronavírus.

A produção menciona que um novo vírus tinha surgido na China e que eles não sabiam com o que estavam lidando, exatamente como aconteceu, enquanto um dos protagonistas chega a citar o causador da COVID-19.

Outro ponto que foi alvo de conspiração foi o fato de que outro personagem, dotado de poderes psíquicos, começa a ter visões sobre a cloroquina, medicamento que foi amplamente testado no combate aos sintomas na atual pandemia.

As previsões estão totalmente relacionadas com a SARS e não foram direcionadas para o futuro, mas muita gente ficou chocada com as informações, que voltaram a entrar em pauta em 2020, com o surgimento do novo coronavírus.

Mais coincidências que ganharam repercussão

Internautas apontam que “Os Simpsons”, seriado conhecido por suas previsões certeiras, teria previsto uma pandemia semelhante a que estamos vivendo, mas diretamente de 1993 e com algumas diferenças.

As comparações se baseiam no episódio da quarta temporada “Marge in Chains”, em que Springfield é atingida por uma gripe ocidental, de Osaka, infectando uma grande quantidade de moradores.

O que aconteceu na animação diverge da realidade no fato de que, em “Os Simpsons”, a doença começa no Japão, além de ser espalhada por caixas, algo que não é tão comum, devido à baixa capacidade de sobrevivência do coronavírus em superfícies.

Outra coincidência veio de uma participação da Maísa no programa da Eliana, em 2009, quando acontecia a epidemia de H1N1. Nas imagens, a famosa afirma que as duas precisam conversar a um metro de distância uma da outra.

Ainda que não seja sobre o coronavírus, o diálogo mostra outros dois elementos com os quais as pessoas acabaram muito familiarizadas em 2020: máscara de proteção e álcool em gel.

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/ALFINETEI/status/1266867668814004227

Produções sobre o coronavírus