6 músicas que criticaram abertamente a violência policial

A brutalidade policial é uma triste característica de vários países do mundo. A era da tecnologia tornou públicos vários casos de violência e injustiça cometidos pela polícia, através da gravação de dispositivos móveis e do compartilhamento na internet. Isso facilita o reconhecimento da impunidade, que cai principalmente sobre a população negra.

A música sempre foi um bom instrumento de protesto. Não é difícil que compositores coloquem em suas letras as angústias e indignações pessoais, e por serem influentes, a manifestação consegue atingir grandes públicos. Muitos já trataram da violência policial, em vários gêneros diferentes. Os mais populares são o rap e o hip hop, com muitos cantores que já sofreram desse problema na própria pele.

O tema voltou às paradas musicais com o lançamento de “Formation”, da cantora Beyoncé. Exaltando o movimento negro em um dos lugares mais racistas dos Estados Unidos, além de criticar a violência da polícia, ela atraiu a atenção do mundo inteiro para esse tema, ao apresentá-la durante o programa de maior audiência da TV americana: o show de intervalo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano. Confira seu novo sucesso abaixo.

Veja a seguir outras 6 músicas que criticaram a polícia:

The Clash – “Know Your Rights”

https://www.youtube.com/watch?v=5lfInFVPkQs

Titãs – “Polícia”

Bruce Springsteen – “American Skin (41 Shots)”

Rage Against the Machine – “Killing in the Name”

Tupac Shakur – “Trapped”

N.W.A. – “Fuck the Police”