6 mentiras por trás de “Irmãos à Obra” que são totalmente invisíveis para quem assiste

Exibido em mais de 150 países, o reality show “Irmãos à Obra” faz sucesso por onde passa, inclusive no Brasil. Transmitido pelo canal Discovery Home & Health, o programa tem a proposta de ajudar pessoas a encontrar, comprar e reformar suas casas dos sonhos. Comandado pelos gêmeos Drew e Jonathan Scott, “Irmãos à Obra” conquista fãs aos apresentar impressionantes transformações de imóveis e, claro, ao mostrar os emocionantes momentos vividos pelos participantes.

O que é real e o que é fake em “Irmãos à Obra”

No entanto, nem tudo o que é visto na TV é real. Conheça alguns segredos de bastidores e mentiras por trás do reality que grande parte do público nem desconfia:

Escolha da casa que será reformada

A encenação já começa com a escolha da casa. No reality, os participantes visitam imóveis e apresentam suas dúvidas sobre as mudanças, mas a verdade é que a produção exige que os compradores, antes de aparecer no programa, já selecionem uma casa a ser reformada.

Surpresas durante a reforma são fakes

Parte da graça do programa está nos problemas e nas dificuldades que aparecem de “surpresa” no meio da reforma da casa. Os contratempos que surgem como verdadeiros dramas que criam tensão e apreensão, na verdade, já são identificados pelos arquitetos bem antes das gravações.

Custo da obra

A reforma da casa realmente é paga pelos participantes, mas a produção do programa também contribui no orçamento. O reality show conta com uma verba em caixa para cobrir imprevisto e para finalizações pontuais.

Reforma a jato? Nem tanto

No programa, temos a impressão de que a casa inteira passa por uma transformação total em poucas semanas. Mas isso não acontece de verdade. Os irmãos reformam 3 ou 4 cômodos rapidamente, mas todo o resto ocorre em ritmo bem mais lento fora das câmeras. Além disso, a produção conta com várias equipes de pedreiros que não aparecem na TV e que trabalham simultaneamente na reforma.

Piadas e convidados

Na TV, tudo parece espontâneo, engraçado e emocionante, mas piadas e reações alegres e dramáticas são gravadas várias vezes até parecerem naturais. A encenação só termina quando a produção encontre uma boa cena.

Nem todo mundo sabe, mas a presença de amigos e familiares dos participantes no reality é uma exigência dos produtores. Os personagens devem ser, preferencialmente, engraçados e desinibidos para darem mais emoção ao episódio.

Conversas nos bastidores

Os encontros e a relação entre os participantes, os irmãos e toda a equipe não se resumem apenas ao que é mostrado nos episódios. Fora das câmeras há muito diálogo para que todos saiam satisfeitos.

Como todas essas conversas podem ser longas e pouco interessantes para o público, elas sequer chegam a ser gravadas.

Curiosidades sobre “Irmãos à Obra”