6 filmes essenciais para todos os iniciantes em clássicos do cinema

Para ser um bom conhecedor de arte, é preciso estar familiarizado com algumas grandes obras. Principalmente, as mais clássicas ou premiadas, de diretores mitológicos e com críticas positivas. A seguir, conheça seis clássicos de cinema que todo mundo precisa conhecer.

Filmes essenciais para amantes do cinema

E o Vento Levou (1939)

Scarlett ouve que seu amado Ashley Wilkes (Leslie Howard) planeja se casar com sua prima Melanie Hamilton (Olivia de Havilland). Apesar das advertências de seu pai (Thomas Mitchell) e sua fiel serva Mammy (Hattie McDaniel), Scarlett tem a intenção de se declarar a Ashley no dia em que será anunciado o casamento. Sozinha com Ashley, ela entra em um acesso de histeria, tudo testemunhado por Rhett Butler (Clark Gable), o excluído de uma família rica.

Casablanca (1942)

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca, no Marrocos. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontra refúgio na cidade e reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor irá reacender no casal e eles vão fazer de tudo para fugir juntos.

Poderoso Chefão (1972)

A obra-prima de Francis Ford Coppola apresenta Marlon Brando no papel vencedor do Oscar de Melhor Ator como o patriarca da família Corleone. “O Poderoso Chefão” é um violento retrato da luta da família siciliana para permanecer no poder, numa corrupta, enganosa e traiçoeira América pós-guerra. Coppola inicia sua lendária trilogia, apresentando a história da vida familiar dos Corleone e os sujos negócios criminais em que estão envolvidos.

Bonequinha de Luxo (1961)

“Breakfast at Tiffany’s” é um longa-metragem baseado no livro do escritor norte-americano Truman Capote. O filme começa com Holly Golightly (Audrey Hepburn) vestindo um Givenchy e tomando seu café da manhã em frente à joalheria Tiffany’s, para se esquecer de sua vida. Entre as cenas que se imortalizaram no cinema, como a que Holly sai à procura de seu gato na chuva, há a inesquecível em que Audrey Hepburn interpreta na janela a canção “Moon River”, que é tema do filme.

Apocalypse Now (1979)

Outro clássico de Francis Ford Coppola, o filme é baseado no livro de Joseph Conrad. O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

Crepúsculo dos Deuses (1950)

A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.

Outros clássicos do cinema