5 fatos surpreendentes sobre os Teletubbies

A série infantil que foi sucesso na TV nos anos 1990 e cancelada em 2002, “Teletubbies” era produzida pela rede britânica BBC e Ragdoll Productions, voltada para bebês e crianças pré-escolares.

O programa apresentava quatro seres estranhos, aparentemente alienígenas bebês, enquanto se envolvem em brincadeiras ou desempenham atividades lúdicas com outros poucos elementos ou criaturas que interagem com eles, como o Sol, Noo-noo, o aspirador azul e o autofalante.

Essas não são as únicas surpresas desta série infantil. A seguir, descubra mais 5 fatos surpreendentes do programa “Teletubbies”:

Curiosidades por trás dos “Teletubbies”

1. Tamanho dos trajes
Tudo bem que as fantasias de “Teletubbies” são cabeçudas, mas as pessoas só tiveram uma real noção do tamanho dos trajes dos personagens quando a revista Time mostrou fotos em que os profissionais que trabalham nos bastidores parecem miniaturas perto dos bonecos de até três metros de altura.

O Tumblr Damn Funny revelou que Po era a menor, com cerca de 1,80m, enquanto Tinky Winky tinha 3,05m, maior que o Barney e até que Garibaldo, da Vila Sésamo. Além disso, os trajes pesavam mais de 13kg e, como os atores enxergavam e respiravam por buracos, não suportavam ficar muito tempo por falta de oxigênio.

2. Diversidade de elenco
Coincidência ou não, o Teletubbie verde, chamado Dipsy, era vivido pelo comediante de stand-up negro John Simmit. O programa priorizou a diversidade racial, com a contratação de atores adultos e crianças, orientais e negros no seu elenco, mas sem levantar qualquer bandeira.

No caso de John, ele disse que tentou manter sua identidade secreta, mas era quase que inevitável descobrirem seu papel no programa infantil. Propositalmente, o boneco verde tinha a pele do rosto mais escura que os demais.

3. A polêmica sobre Tinky Winky
Em 1999, o comentarista conservador americano Jerry Falwell alegou que Tinky Winky era homossexual. A suposição foi baseada na cor roxa do personagem e em sua antena com formato de triângulo, que são considerados símbolos do movimento Gay Pride.

Além disso, o personagem era muito questionado se teria o intuito de trazer a diversidade sexual para o programa por gostar tanto de usar bolsas.

IMDB

O jornal “The Sun” chegou a explicar que o primeiro ator que interpretou Tinky Winky, o humorista de stand-up Dave Thompson, estava desvirtuando o personagem representando o Teletubbie roxo com trejeitos homossexuais. Quem afirmou isso foi a própria Ragdoll, detentora dos direitos dos bonecos.

Ele foi demitido, abrindo a vaga para dançarino e coreógrafo Simon Shelton, que descarta a hipótese do personagem ser gay. Ele defende que Tinky Winky tinha cerca de três anos e foi escrito para ter comportamentos de criança.

4. Cenário de gigantes
Como os personagens eram enormes, tudo a sua volta tinha que ser um tanto proporcional ao seu tamanho. Ainda mais porque eles ainda representavam bebês, com comportamentos bastante infantilizados.

Para compor o cenário e também parte do planeta Teletubbie, o programa teve que buscar uma raça de coelhos que também fosse gigante para que não parecessem como ratinhos no vídeo.

5. Pouco diálogo bastante traduzido
Sucesso em 120 países, a série “Teletubbies” foi traduzida para mais de 40 línguas diferentes. Fato este que parece ser inacreditável para um desenho que continha bem poucos diálogos!

Mais curiosidades sobre séries infantis