Nem tudo é o que parece ser. Algumas letras que soam como inocentes e bem intencionadas podem ter, na verdade, um duplo sentido, e outro lado mais malicioso e completamente diferente do significado original. Surpreenda-se com 20 músicas que têm um duplo sentido!
“Fugidinha”, Michel Teló
O cantor sertanejo estourou com “Fugidinha” em 2011, e a música que o tornou famoso fala sobre um cara popular que está na balada e se interessa por uma menina que nunca tinha visto antes.
Na verdade, muitos dizem que a tal “fugidinha” que o rapaz propõe não é sobre, simplesmente, fugir dali para que os dois possam se conhecer melhor.
“Lepo Lepo”, Psirico
https://www.instagram.com/p/Bt57WxYFZGF/
Outra música que ficou muito famosa foi “Lepo Lepo”, do Psirico, em 2017. O refrão grudento colocou todo mundo para cantar a sina de um homem que não tinha muito dinheiro, mas que queria manter o relacionamento com a mulher amada.
Em “Eu não tenho carro, não tenho teto, mas se ficar comigo é porque gosta do meu lepo lepo”, estamos falando de… bem, você já entendeu.
“Água de Coco”, Leonardo
O cantor sertanejo Leonardo lançou a canção “Água de Coco” em 2000, falando sobre uma mulher que está tomando água de coco de um jeito bem provocante.
Porém, não era bem sobre o coco que ele estava falando, como mostra o verso “Ela segurava o coco/E alisava o canudinho/Pra me deixar no sufoco/Dava um tapinha no coco/Só pra deixar doidinho”.
“Vou de Táxi”, Angélica
Um dos maiores hits brasileiros com duplo sentido é “Vou de Táxi”, da Angélica. O sucesso da cantora e apresentadora tem várias interpretações, mas uma em específico é bem polêmica para a época.
Ao se lembrar do rapaz do táxi por quem se apaixonou, ela canta “Mas no banho/Foi só me tocar/De repente/Lembrei do teu olhar”.
“Pinguilim”, Sandy e Junior
A dupla Sandy e Junior lançou vários sucessos infantis, mas em plenos anos 90, é difícil não procurar um significado oculto por trás das letras.
Em “Pinguilim”, Junior fala sobre uma estrela de brinquedo com esse nome, com a qual ele adorava brincar. No entanto, o verso “Se pinta uma garota que ele fica afim/Já quer mostrar o seu pinguilim”, além de várias outras referências, é bastante sugestivo de outro significado.
“Xuxerife”, Xuxa
As canções infantis de Xuxa sempre foram abertas a várias interpretações. Uma delas é “Xuxerife”, que o público cantava de outra forma do que a letra original, mas que fazia total sentido para o contexto da época.
No verso em questão, a cantora fala sobre o tal Xuxerife: “Fugiram feito lagartixa e o povo atrás gritava (legal)”. Claro que, para rimar, as pessoas cantavam “Bicha”, de uma forma nada legal.
“Na Boquinha da Garrafa”, É o Tchan
A banda “É o Tchan” colocou todo mundo para dançar com axé nos anos 90. A música “Na Boquinha da Garrafa” virou um hit, mas claro que a maioria nunca prestou atenção na letra.
Em “Vai ralando na boquinha da garrafa/É na boca da garrafa”, a canção não está sendo tão literal assim e não fala, bem, de uma garrafa.
“Minha Pequena Eva”, Banda Eva
Um dos maiores sucessos da banda de axé é a música “Minha Pequena Eva”, eternizada na voz de Ivete Sangalo e que todo mundo canta em todo carnaval – sem nem prestar atenção na letra.
A canção fala sobre Adão e Eva, que fogem em uma astronave durante o apocalipse, ou “Olha só, hoje o sol não apareceu/É o fim da aventura humana na Terra”. Pesado!
“Eduardo e Mônica”, Legião Urbana
https://www.instagram.com/p/Bn1m89rh2zZ/
A canção é uma das mais conhecidas da banda Legião Urbana e fala sobre a linda história de amor de Eduardo e Mônica, mas um pequeno detalhe pode ter passado despercebido.
Há uma teoria que diz que Eduardo teria traído Mônica e tido um filho fora do casamento, através dos versos “Seguraram legal/A barra mais pesada que tiveram” e “Só que nessas férias/Não vão viajar/Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação”.
“Flores”, Titãs
A música da banda Titãs fala sobre flores, como o próprio título entrega, mas há um significado controverso – e bastante mórbido – por trás da letra.
“Flores” poderia estar falando sobre suicídio, como em “Os punhos e os pulsos cortados e o resto do meu corpo inteiro” e “As flores tem cheiro de morte/A dor vai fechar esses cortes”.
“Malandragem”, Cássia Eller
https://www.instagram.com/p/Br-VNMlBwA8/
Cássia é muito lembrada pela versão de “Malandragem” que fez parte de seu Acústico MTV. Há um verso na canção bastante sutil, que não é o que parece ser.
Quando ela canta “Mudo uma planta de lugar”, há quem diga que esteja falando sobre o uso de drogas, e não sobre, literalmente, mudar uma planta de vaso no jardim.
“Exagerado”, Cazuza
Outro cantor com letras de vários significados é Cazuza. Em “Exagerado”, ele aparentemente descreve vários comportamentos de um cara intenso no amor.
Porém, dizem que no verso “E por você eu largo tudo/Carreira, dinheiro, canudo”, o cantor está falando sobre cocaína, droga pela qual era viciado.
“Milla”, Netinho
Mais um hit do carnaval que ninguém sabe o que significa é “Milla”, do cantor Netinho.
As mil e uma noites ao lado de Milla acontecem “Lá em Hollywood, pra de tudo rolar/Vendo estrelas caindo, vendo a noite passar”, mas não se trata da região dos Estados Unidos, e sim de um motel de Salvador com o mesmo nome.
“Bohemian Rhapsody”, Queen
Um dos grandes hinos da banda britânica Queen é “Bohemian Rhapsody”, que mistura ópera e rock em uma canção inovadora para a época em que foi lançada.
Embora a letra tenha vários trechos desconexos, o compositor Tim Rice, que trabalhou com Freddie Mercury, revelou que se trata do próprio vocalista matando seu eu heterossexual do passado.
“All My Life”, Foo Fighters
A música parece mais uma entre tantos sucessos do Foo Fighters, mas seu duplo sentido já foi confirmado até pelo vocalista, Dave Grohl.
Ele admitiu o fato de que a letra fala sobre sexo oral, e prestando bastante atenção nos versos, é possível perceber: “Ei, não deixe isso ir para o lixo, eu adoro isso, mas odeio o gosto, o peso me mantém para baixo”.
“Side to Side”, Ariana Grande
O hit da cantora pop Ariana Grande traz ela e a rapper Nicki Minaj em bicicletas cantando sobre um cara que as faria estar andando “de lado”.
A letra vai muito além e fala, abertamente, sobre passar muito tempo em uma relação sexual, sob vários aspectos.
“Poker Face”, Lady Gaga
Um dos primeiros hits da cantora foi “Poker Face”, lançado em 2008. A letra fala sobre o fato de não conseguirem ler sua “cara de pôquer”.
O duplo sentido também é sobre sexo: “I’ll get him hot, show him what I’ve got” (“Eu vou deixá-lo excitado, mostre a ele o que eu tenho”).
“Pumped Up Kicks”, Foster the People
A música indie tem um ritmo dançante que mal te faz prestar atenção na letra, que é bastante pesada e tensa.
Na verdade, a canção é sobre uma criança que encontrou a arma do pai e pretende matar várias pessoas na escola: “Yeah found a six shooter gun/In his dad’s closet hidden oh in a box of fun things/I don’t even know what/But he’s coming for you, yeah he’s coming for you” (“Encontrou uma arma no armário do pai, em uma caixa com coisas legais. Eu nem sei por que, mas ele está vindo atrás de vocês”).
“Peacock”, Katy Perry
Mais um caso clássico de músicas com duplo sentido. Katy Perry lançou “Peacock” lá em 2010 e o hit fez bastante sucesso, e o próprio título é um jogo de palavras.
Na letra, ela diz que quer ver o “pavão” de uma pessoa, e fica fácil de entender do que Katy está falando.
“Downtown”, Anitta
A estrela Anitta também tem uma música que, apontada por seus fãs estrangeiros, traz um duplo significado: “Downtown”, hit em espanhol que ela canta junto com J. Balvin.
No refrão, “A mi me gusta cuando baja downtown”, a tradução é algo como “Eu gosto quando você vai ao centro da cidade (ou cidade de baixo, numa tradução mais literal)”, mas na verdade, essa é uma gíria para falar de sexo oral.
Músicas famosas
- 12 músicas da Disney que ganharam Oscar: “Rei Leão” e mais
- Sabia que essas 19 músicas são indiretas para outros famosos?
- Estas são as músicas mais felizes de todos os tempos