13 filmes emocionantes para abalar até o coração mais duro que você conhece

Quando você sente que precisa amolecer um pouco da tensão do dia a dia e quer abalar até o coração mais duro daquela sua companhia para o filme com pipoca, precisa surpreender na escolha ou sugestão. A seguir, conheça 13 roteiros de arrepiar pela intensidade de seus personagens, histórias surpreendentes que, muitas delas, são reais:

Longas-metragens superemocionantes

1. “Desejo e Reparação” (2007)

Aos 13 anos, a jovem Briony (Saoirse Ronan/ Romola Garai) já demonstra ter um grande talento como escritora, principalmente por sua intensa criatividade. Um dia, ela pensa ter visto sua irmã mais velha, Cecília (Keira Knightley), sendo assediada por Robbie (James McAvoy), o filho da governanta de sua casa. Ela fica em silêncio até o dia em que uma prima é estuprada. Levada por sua imaginação fértil, Briony tem certeza de que foi o jovem Robbie e o acusa. O rapaz é preso, mas Cecília está apaixonada por Robbie e é a única que não acredita na acusação de Briony.

2. “Um Dia” (2011)

Dexter e Emma se conhecem durante a faculdade, em 1988, e passam a se encontrar uma vez por ano, durante 20 anos. A história acompanha suas vidas e amores durante o período, até que eles percebem que foram feitos um para o outro. O filme que tem Anne Hathaway no papel de protagonista é baseado no livro homônimo de David Nicholls.

3. “Uma Prova de Amor” (2009)

Baseado num romance de Jodi Picoult, “Uma Prova de Amor” mostra a história do casal Sara (Cameron Diaz) e Brian (Jason Patric), cuja filha mais velha tem leucemia e ninguém da família possui uma medula compatível. Por isso, um médico os aconselha a conceber um bebê com as características necessárias para se tornar doador. Assim nasce Anna que, 11 anos mais tarde, resolve processar os pais que agora querem doar um rim para a mesma irmã.

4. “O Menino do Pijama Listrado” (2008)

Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área afastada onde o menino solitário não tem o que fazer ou com quem brincar. Ele ignora as recomendações de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda onde encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado o leva da inocência a uma profunda reflexão e amizade com consequências devastadoras.

5. “Histórias Cruzadas” (2011)

Para quem gosta de filmes com personagens femininos fortes, esse é imperdível. Ele conta a história das empregadas negras nos Estados Unidos durante a luta pelos direitos civis. Mas mais do que um retrato da história norte americana, o filme mostra o cenário da época de um jeito mais íntimo mostrando como eram a vida destas mulheres.

6. “Philomena” (2013)

Baseada em uma história verdadeira sobre a procura de uma mãe por seu filho perdido, ela conta o caso de uma mãe que engravidou na adolescência em 1952, na Irlanda. Assim, Philomena Lee foi enviada ao convento para ser cuidada como uma mulher “em desgraça”. Seu bebê é levado pelas freiras para ser adotado por americanos e ela passa os cinquenta anos seguintes procurando por ele em vão, até que sua jornada aos Estados Unidos revela a extraordinária história do filho de Philomena.

7. “Preciosa” (2009)

Preciosa vai deixar você se achando totalmente impotente. É uma história trágica de uma jovem de 16 anos que já é mãe duas vezes, uma delas do próprio pai. O pior é que ela sabe o tanto que a vida dela é trágica e sabe, também, que não há nada o que fazer para mudar isso. É um grande filme que merece ser assistido, mas prepare-se para sentir muita revolta por ser mulher.

8. “Marley e Eu” (2008)

O filme mostra a vida de um jornalista (Owen Wilson) que, junto de sua mulher (Jennifer Aniston), decide adotar um cachorro para sentir o gosto da paternidade. Só que o cão é terrível, apronta diversas travessuras e transforma a vida do casal num inferno. Mas há o lado emocionante do laço que se cria com o animal de estimação.

9. “O Impossível” – The Impossible (2012)

O casal (Ewan McGregor e Naomi Watts) e seus três filhos pequenos são pegos de surpresa por um poderoso Tsunami, durante uma viagem de férias a Tailândia. Ele é baseado na experiência real de María Belón e sua família que sobreviveu ao Sismo do Índico de 2004.

10. “Amor Além da Vida” (1998)

Chris Nielsen (Robin Williams), Annie (Annabella Sciorra) e os filhos do casal são uma família feliz. Porém, os filhos morrem em um acidente e todos se afetam, principalmente, Annie. Quatro anos depois, é Chris que morre em um acidente. Enquanto tenta entender além da vida, ele fica sabendo que Annie, dominada pela dor, comete suicídio. Teoricamente, ele nunca poderá encontrá-la, mas decide tentar achá-la.

11. “Sempre ao seu Lado” (2009)

Parker, interpretado por Gere, é um professor universitário que encontra um cachorro perdido na estação de trem que passa diariamente para trabalhar. O filme conta a história verdadeira de Hachiko, um cão japonês da raça akita que, após a morte de seu dono, foi durante nove anos esperá-lo na estação onde ele pegava o trem todos os dias e retornava ao encontro do amigo de quatro patas ao fim do expediente.

12. “Capitão Fantástico” (2016)

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

13. “Lion” (2016)

O drama de 2016 é uma coprodução da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, estrelada por Dev Patel (ator de “Skins” e “Quem Quer Ser um Milionário”), que também tem Rooney Mara, David Wenham e Nicole Kidman no elenco. Baseado em uma história real, Saroo é um menino indiano de apenas cinco anos de idade que se perde do seu irmão em uma estação de trem em Khandwa, indo parar na distante Calcutá, e que acaba sendo adotado por um casal australiano. Após 25 anos longe da Índia, ele resolve voltar em busca de suas origens e família biológica.

Sugestões de filmes para chorar