10 nomes de bandas cujas siglas dão asas a imaginação alheia

Bandas com nomes em sigilas sempre foram grande fonte de imaginação para conspiradores e mentirosos. Achar Satã em nome de banda de rock chega a ser quase uma obsessão de alguns religiosos que são contra o gênero. Mas muitas vezes o nome da banda é algo até meigo e não tem nada a ver com o demônio.

Confira 10 nomes de bandas e seus verdadeiros significados:

AC/DC

Embora haja teorias como a do “AntiChrist/Death to Christ” (justificada, inclusive, pelo chifrinhos de Angus Young), o nome tem a ver com corrente elétrica: “Alternating Current/Direct Current”, que simboliza a energia da banda, barulhenta, assim como o nome do primeiro disco: “alta voltagem” (High Voltage).

INXS

A pronúncia da sigla é “In Excess” (Em excesso) e usar uma sigla veio de uma banda chamada XTC e de uma marca de geleia chama IXL. “I excel” “Eu me excedo”. Daí “In Excess”. Pegou? =)

Kiss

https://youtu.be/ylVe9mMa_Ls

Apesar de muita gente (religiosos, principalmente) dizer que o significado seria “Knights in Satan Service” (Cavaleiros a Serviço de Satã), o nome não é uma sigla. É beijo mesmo. Seria devido a uma barraca de beijo em uma festa. Ou porque o baterista original Peter Criss tocou antes em uma banda que chamava Lips (“Lábios”). E porque soa “sensual e perigoso” ao mesmo tempo. Curiosidade: a o logo foi criado pelo primeiro guitarrista da banda, Ace Frehley.

TSOL

Essa é fácil porque a banda nunca foi gigante. Por isso, nunca foi alvo de mil especulações e logo disse o que era a sigla: “True Sounds of Liberty” (Verdadeiros Sons da Liberdade).

R.E.M.

Essa é fácil. Há um estágio do sono definido por esta sigla, que é  Rapid Eye Movement, que corresponde ao momento em que os sonhos estão mais vívidos, em que as pessoas costumam movimentar os olhos de forma mais rápida e a atividade cerebral é parecida com a que temos quando estamos acordados.

W.A.S.P.

A palavra wasp significa vespa. Mas com os pontos, sempre se soube que era ums sigla. Especulações: “We Are Satan’s Preachers” (Somos Pregadores de Satã), “We All Smoke Pot” (Nós todos fumamos maconha) e “We Are Sexual Perverts” (Somos pervertidos sexuais). Outra teoria, muito disseminada entre fãs do metal, é a de que a sigla significaria “Whie Anglo Saxon Power”, algo como Supremacia Branca Anglo-Saxônica, o que faria dos caras grandes racistas (o que não é incomum no meio do metal). Mas de acordo com o jornalista Joe Daly, especializado em rock, um dos integrantes da banda teria visto uma vespa e achado que “wasp” seria um bom nome. Mas colocaram os pontos entre as letras para parecer uma sigla e gerar debate.

L7

Elas usaram o nome para definir tudo que não é descolado, que é quadrado. Por quê? Faça um L com polegar e indicador de uma mão e um 7 com polegar e indicador de outra e coloque lado a lado. “That’s a Bingo”, diria o Coronel Hans Landa, de “Bastardos Inglórios”.

NOFX

O nome da banda punk californiana se entende como “No Effects” se falado rapidamente. Mas há quem afirme que o nome, na verdade, significa “No fucking straight edge”.

CPM 22

A banca afirmou que recebia correspondências, no início da carreira, na época pré-internet por meio de uma caixa postal. E CPM seria Caixa Postal Mil e Vinte e Dois, tese refutada pelo primeiro guitarrista, Wally, que afirmou se tratar de uma brincadeira que fazia com o primo: “Crucificados e Podres hasta la morte”. E que o 22 teria sido um número escolhido a esmo.

U2

A pronúncia é igual a “You Too” (você também), que segundo o vocalista Bono, vem da ideia de interatividade com o público. Mas também era o nome de um modelo de avião usado para espionagem desenvolvido pelo governo norte-americano.