O músico George Harrison ficou conhecido por ser o mais reservado dos Beatles. Nascido em 25/2, ele completaria 73 anos em 2016, e deixou grandes contribuições para o mundo da música.
Harrison morreu cedo, vítima de câncer, em 2001. Ele foi um artista completo, versátil e influenciou uma fase importante da carreira dos Beatles, ao introduzir elementos da música indiana.
Nos anos 60, ele se aproximou da religião hindu, e se tornou muito espiritualizado. Harrison ficou amigo do indiano Ravi Shankar, músico que apresentou a melodia de seu país para o mundo e a aproximou do rock da época, o que motivou a fase psicodélica dos discos “Rubber Soul” e “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. O ex-beatle passou seus últimos dias de vida ao lado de amigos hindus, e morreu cercado de orações e mantras típicos.
Harrison também foi um dos maiores guitarristas de todos os tempos. No começo da carreira, foi fortemente influenciado por Elvis Presley, mas conseguiu construir um estilo próprio e compôs solos marcantes para os Beatles. Ele se tornou uma forte referência e exemplo no mundo inteiro.
Conheça a seguir 10 curiosidades sobre George Harrison:
Veja também:
Elas no comando: 10 músicas dos Beatles com nomes de mulheres
6 momentos para conhecer melhor a obra de Ravi Shankar, guru de George Harrison
#1 Ele nunca teve certeza da data real de seu aniversário. Tanto que, por muitos anos, o ex-beatle comemorou no dia 25 de fevereiro, e só nos últimos anos de vida divulgou que, na verdade, ele teria nascido no dia 24.
#2 Na primeira turnê dos Beatles, durante um show em Hamburgo, na Alemanha, descobriram que George Harrison tinha 17 anos, idade inssuficiente para ter permissão para tocar em clubes noturnos. Ele acabou sendo deportado pelo erro.
#3 Harrison tocava, ao todo, 26 instrumentos. Além da guitarra, ele conhecia a cítara, xilofone, sintetizadores, atabaque e gaita, entre outros.
#4 O ex-beatle era um grande fã do programa de comédia britânico “Monty Python”. Em 1979, ele investiu 3 milhões de libras na produção do filme “Monty Python: A Vida de Brian”, com auxílio de sua própria produtora, a HandMade Films.
#5 Todos sabem que os Beatles eram usuários de drogas, algo que influenciou diretamente o processo criativo da banda. A primeira vez que Harrison e John Lennon tomaram LSD, ou ácido, foi um completo acidente. Um dentista que os conhecida colocou a droga no café dos dois, sem que eles soubessem, e o próprio Harrison declarou que curtiu a experiência.
#6 Vegetariano desde os 22 anos, o ex-beatle era um amante da natureza e da jardinagem. Ele passava cerca de 12 horas por dia cuidando de seu jardim, declarou ter plantado mil árvores e dedicou sua autobiografia a todos os jardineiros do mundo.
#7 Harrison compôs o primeiro disco solo de um integrante dos Beatles, em 1968, intitulado “ Wonderwall” e trilha sonora do filme homônimo. O disco instrumental, com forte influência da música indiana, foi homenageado pelo Oasis em 1995, que fez um disco com o mesmo nome.
#8 Harrison perdeu a virgindade aos 17 anos, com uma dançarina alemã. O que ele não sabia é que estava sendo observado por seus colegas de banda, que aplaudiram o guitarrista quando o ato chegou ao fim.
#9 Apesar de Lennon e Paul McCartney serem conhecidos por grandes composições da banda, Harrison foi coautor dos dois primeiros sucessos dos Beatles, quando a banda ainda se chamava The Quarrymen: “In Spite of All the Danger” e “Cry for a Shadow”.
#10 O ex-beatle ‘criou’ o corte de cabelo redondo, característico da banda. Em uma entrevista, ao ser perguntado como o estilo de seu cabelo se chamava, ele inventou o apelido “ Arthur”.