Todo mundo sabe alguma coisa ou outra em particular sobre Ludwig van Beethoven. Ou que ele era surdo, ou algo sobre sua vida pessoal caótica ou conhece alguma de suas incríveis composições. Sem contar que existem filmes e livros que ajudam a revelar um pouco mais sobre o artista que nasceu em 16 de dezembro de 1770. Veja a seguir 10 curiosidades que você nem imaginava sobre ele:
Leia também: 7 músicos que assumiram ter transtorno bipolar
#1 Foi o terceiro a ter este nome
O primeiro foi seu avô e o segundo foi seu irmão, que morreu 6 dias depois de nascer.
#2 Era obrigado a praticar dia e noite
Assim que viu o potencial do filho, o pai de Beethoven obrigou o menino a treinar incansavelmente.
#3 Largou a escola
Deixou os estudos para trabalhar e ajudar financeiramente em casa.
#4 Encontrou-se com Mozart
Com 17 anos, viajou a Viena e se encontrou com o músico Wolfgang Amadeus Mozart.
#5 Teve aulas com Haydn
Foi também em Viena que teve aulas com o compositor famoso, com o qual tinha brigas constantes.

#6 Ficava doente toda hora
Desde que nasceu, Beethoven sempre estava doente e fraco. Além da surdez, teve reumatismo, doenças de pele, infecções, inflamação nas artérias, hepatite crônica e até cirrose.
#7 “Sonata ao Luar”
A música foi escrita para sua aluna Julie Guicciardi, uma das poucas que ele gostava de ensinar, por causa do seu talento em do seu charme. O título da composição só foi estabelecido 5 anos depois de sua morte.
#8 Obra mais antiga é de 1782
Ele só tinha 12 anos quando fez seu primeiro trabalho, que teve 9 variações para piano, escritas em dó menor, algo nada comum e muito complexo para a sua idade.
#9 Morreu durante uma tempestade
A causa de sua morte foi resultado de inúmeras doenças, mas a autópsia revelou um fígado destruído pelo álcool e uma cirrose em estágio avançado.
#10 Últimas palavras
Alguns afirmam que o compostor falou “Aplaudam, amigos, a comédia está terminando” quando morreu. Outros, falam que foi “Lástima, lástima, tarde demais”, depois de ter ganho 12 garrafas de vinho.