Como está a Zoraide de “O Clone” atualmente: Jandira Martini sumiu da TV, mas ainda é atriz

A governanta da casa do tio Ali (Stênio Garcia) foi uma das personagens mais populares da novela “O Clone” (2001). No entanto, a atriz Jandira Martini, que deu vida à conselheira de Jade (Giovanna Antonelli), sumiu da TV depois de atuar em várias novelas da emissora carioca. Por onde será que anda a eterna Zoraide?

Por onde anda a atriz que viveu Zoraide em “O Clone”

A última aparição de Jandira Martini em folhetins foi em “Salve Jorge” (2013). Mas, nos últimos anos, ela até chegou a trabalhar em uma série da Warner, “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis” (2017).

Jandira Martini
TV Globo/Renato Rocha Miranda

Depois disso a veterana passou a se dedicar mais ao cinema. Jandira integra o elenco de produções recentes: ela vive Gina em “Uma Pitada de Sorte”, que tem previsão de estreia para junho de 2022, e na comédia “10 Horas para o Natal” (2020).

A carreira da atriz de 76 anos começou bem antes do sucesso em “O Clone”. Ela participou de clássicos da teledramaturgia em diversas emissoras de TV, como “Sassaricando” (1987) na Globo, “Ana Raio e Zé Trovão” (1990) na extinta TV Manchete e também “Éramos Seis” (1994), novela em que ela contracenou com Marcos Caruso.

Embora muita gente pense o contrário, ela não é casada com Caruso. Na verdade, com ele, Jandira mantém uma relação profissional e de amizade há mais de 30 anos, marcada por muita admiração um pelo outro.

https://twitter.com/jardimpinheiros/status/1501217770394030080

Jandira Martini voltou para a Globo em 2001 para fazer “Os Maias” e depois “O Clone”. A atriz também ganhou um papel importante em “A Casa das Sete Mulheres” (2003): Antônia, a irmã mais velha de Bento Gonçalves. Quem parece gostar muito do trabalho de Jandira é a autora e escritora Gloria Perez.

A atriz também trabalhou em “América” (2005), “Caminho das Índias” (2009), “Morde & Assopra” (2011) e é lembrada pelo talento com que dá vida a cada uma das personagens que interpreta. A boa notícia é que em “O Clone”, a personagem Zoraide, interpretada por Jandira, tem um final feliz ao lado do homem que ela sempre amou.

Jandira Martini como Zoraide em
Reprodução/Globoplay

A última participação na TV, efetivamente, foi em 2018, em aparição especial em “Viver do Riso”, transmitido pelo canal Viva, mas em novela foi 6 anos antes, com “Salve Jorge” (2012). A atriz chegou a receber vários prêmios por sua trajetória, incluindo o Prêmio Arte Qualidade Brasil, como melhor atriz coadjuvante por “O Clone”, em 2002.

Mais sobre “O Clone”