Sergio Mendes, brasileiro que mais fez sucesso nos EUA, tem uma carreira de 60 anos e 35 discos lançados
Brasileiro que mais fez sucesso nas paradas norte-americanas em toda a história, o músico Sergio Mendes morreu aos 83 anos em Los Angeles, onde vivia nos Estados Unidos. O artista deixa em seu legado uma carreira de seis décadas e 35 álbuns lançados. Conheça abaixo a história de Sergio Mendes e relembre os grandes sucessos dele.
História e carreira de Sergio Mendes
Sergio Mendes nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1941. Aos 20 anos de idade, em 1961, ele já atuava na música com o Sexteto Bossa Rio, onde começou sua carreira como um dos maiores difusores da bossa nova, do samba e da MPB pelo mundo.
Com o primeiro disco, Dance Moderno, ele fez tanto sucesso que começou a viajar pela Europa e pelos Estados Unidos a trabalho. Nessa empreitada, ele chegou a se apresentar no notório Carnegie Hall, sala de espetáculos de Nova York. Posteriormente, ele gravou diversos álbuns e acabou se mudando para os Estados Unidos em 1964.
Começo do sucesso, prêmios. e mais
Na mesma década, ele lançou uma das canções brasileiras mais conhecidas de todos os tempos, e também uma das maiores da carreira. Composta por Jorge Bem Jor, ele alcançou sucesso absoluto com “Mas Que Nada” em uma versão bossa nova.
Com o grupo Sério Mendes & Brasil 66, ele passou anos lançando álbuns que não fizeram tanto sucesso comercial, mas, na década de 80, voltou a cair nas graças do grande público. Em 1984, ele lançou o disco “Never Gonna Let You Go”, que chegou ao quarto lugar no ranking da revista norte-americana “Billboard” – assim como ocorreu com a canção “The Look of Love”.
Ao longo da carreira, Sergio Mendes também lançou músicas com propósito específico. A canção “Olympia”, por exemplo, foi feita para a edição de 1984 dos Jogos Olímpicos, que aconteceu em Los Angeles. Além disso, ele também é responsável pela música “Real in Rio”, de 2012, trilha da animação “Rio” que, inclusive, o levou a indicações ao Grammy e ao Oscar.
Com nada menos que 35 álbuns lançados, Sergio Mendes colaborou com grandes nomes da música tanto no Brasil quanto internacionalmente. Ele fez parcerias de sucesso, por exemplo, com Carlinhos Brown, Cannonball Adderley, Stevie Wonder, Black Eyed Peas e mais. Ao longo da carreira, ele conquistou um prêmio no Grammy e dois no Grammy Latino.
Músicas mais famosas de Sergio Mendes
Confira abaixo algumas das canções mais famosas compostas ou interpretadas por Sergio Mendes, incluindo a icônica “Mas Que Nada” (que, posteriormente, ganhou uma versão em parceria com o grupo Black Eyed Peas):
- “Mas Que Nada” (regravação de Jorge Bem Jor);
- “Never Gonna Let You Go”;
- “The Look of Love”;
- “Scarborough Fair”;
- “Olympia”;
- “Real in Rio”;
- “The Fool on the Hill” (regravação dos Beatles)
- “Magalenha”;
- “País Tropical” (regravação de Wilson Simonal).