Quem foi a 2ª mãe de Xuxa: apresentadora cuidou de Maria até o fim da vida dela

Filha de Alda Meneghel, Xuxa sempre relembra com muito carinho a mãe, mas também faz questão de lembrar que teve não uma, mas duas pessoas neste departamento. Maria, governanta da apresentadora, se tornou uma segunda mãe para ela – e foi cuidada por Xuxa até os últimos dias de sua vida.

Quem era Maria, a “segunda mãe” de Xuxa

Xuxa Meneghel é filha de Alda, a quem dedicou muito de sua vida nos últimos dias da mãe. Alda, porém, não é a única figura materna de Xuxa – e, desde que conheceu a governanta Maria, que começou a trabalhar com ela quando a apresentadora tinha 25 anos, passou a dizer que ganhou uma segunda mãe.

Maria foi contratada por Xuxa em 1988, e a ideia inicial era de que ela cozinhasse para a apresentadora. Na época, ela era vegetariana e seguia uma dieta específica chamada de macrobiótica, e Maria cumpriu com excelência o trabalho relacionado à alimentação, mas, no processo, ganhou uma filha.

Maria, governanta e segunda mãe de Xuxa
Reprodução/Globoplay

“Foi um presente de toda a vida! Ajudava na alimentação, nas roupas dela, a arrumar os armários dela, ajudava em tudo o que eu podia”, disse Maria no “Xuxa: O Documentário” (Globoplay).

A governanta, que desenvolveu grande ligação tanto com Xuxa quanto com a filha da apresentadora, Sasha, sempre demonstrou todo o carinho que sentia por elas. “Não tenho palavras para descrever a Xuxa, ela é simplesmente minha estrela! Amo ela de paixão. É uma criança sempre, brincalhona”, disse a governanta em entrevista à Ana Maria Braga em 2003.

Xuxa no
Reprodução/Globoplay

Segundo Xuxa, sua relação com Maria causava inclusive ciúmes em Alda (e vice-versa). “Eu realmente ganhei uma segunda mãe. E tinha um ciúme, ela da minha mãe e minha mãe dela”, declarou a apresentadora no “Mais Você” em 2023, relatando também que as duas mães adoeceram e morreram em épocas próximas.

“Depois que minha mãe foi embora no dia 8 de maio [de 2018], demorou um ano mais ou menos e a Maria adoeceu muito. Eu vim na vida para ter duas mães. Nunca olhei para a Maria como uma pessoa que trabalhasse para mim – tenho certeza de que se não pagasse, ela ia ficar comigo”, disse Xuxa na atração.

Maria, segunda mãe de Xuxa
Reprodução/Globoplay

Mesmo após adoecer, Maria seguiu morando com Xuxa, e morreu em 12 de março de 2021. Antes de falecer, no entanto, gravou as entrevistas para o documentário da apresentadora, e se derreteu por ela em cenas nas quais aparece na antiga casa de Xuxa com a cachorrinha de estimação dela, Doralice, no colo.

“Nesse momento, eu diria para ela que ela é a pessoa que eu mais amo nesse mundo. É ela, só dá ela e vai ser ela pelo resto da vida. Quero passar o resto dos meus dias com ela”, disse Maria.

Mais sobre Xuxa