O que aconteceu com Evaristo Costa: UTI, diagnóstico errado, doença crônica e mais

Vivendo no Reino Unido, Evaristo Costa passou os últimos dias hospitalizado. O apresentador, que chegou até a ficar na UTI, tem Doença de Crohn, problema crônico relacionado ao intestino, e raramente fala sobre – mas, diante da internação, ele usou as redes sociais para explicar o assunto e conscientizar sobre a questão.

Evaristo Costa explica quadro de saúde

Usando o Instagram, Evaristo Costa assustou os fãs recentemente ao surgir no hospital. Segundo o apresentador, a internação aconteceu devido a uma sepse urinária, infecção sistêmica com origem no trato urinário – e, ao ser questionado, ele se abriu não só sobre a situação atual, mas sobre um diagnóstico do qual fala pouco.

Evaristo Costa
Reprodução/Instagram (@evaristocostaoficial)

De acordo com Evaristo, a infecção atual – bem como outros quadros infecciosos com os quais ele lidou nos últimos meses – se devem à Doença de Crohn, problema crônico descoberto por ele em 2020. Conforme explicou, tudo começou com dores constantes na barriga, inchaço, excesso de gases e episódios frequentes de diarreia, culminando em um diagnóstico errado.

“Eu dormia sentado porque era mais confortável para mim. O que realmente me levou ao médico foi que perdi minhas forças. Não tinha força para nada, me levantar da cama, caminhar, andar de bicicleta, levar minhas filhas à escola. Aí, quando procurei o médico, ele me diagnosticou com gastrite. Por um ano, me tratou como se tivesse gastrite e eu dizia: ‘Doutor, toda vez que tomo o comprimido, aumenta minha dor’”, relatou.

Evaristo Costa durante internação por sepse urinária decorrente da Doença de Crohn
Reprodução/Instagram (@evaristocostaoficial)

Em 2020, porém, ele teve o diagnóstico correto após uma série de exames como endoscopia, colonoscopia e análises sanguíneas. “Ele resolveu investigar e chegou no diagnóstico de Doença de Crohn. Minha doença não é considerada severa, é moderada, e meu objetivo é fazê-la entrar em remissão para evitar episódios como esse: uma sepse urinária”, disse ele, relatando que já teve outras infecções oportunistas – ou seja, que ocorreram devido a baixa imunidade.

“Com a doença ativa, o corpo está com imunidade muito baixa e aberto para receber qualquer tipo de vírus e bactérias”, declarou ele, afirmando que, na internação mais recente, ele foi devidamente medicado e se recuperou bem apesar do susto.

Evaristo Costa ao receber alta hospitalar
Reprodução/Instagram (@evaristocostaoficial)

“Fui surpreendido com uma sepse urinária, ainda bem que me mexi a tempo e estou recebendo o tratamento adequado num hospital de excelência, recebendo medicação intravenosa e à espera do efeito dos antibióticos e da remissão do Crohn”, declarou.

Três dias após a primeira postagem no hospital, Evaristo Costa recebeu então a alta hospitalar, afirmando que passa bem e poderá continuar o tratamento com antibióticos em casa.

Famosos