Antes de ser ator, Murilo Rosa lutava taekwondo e até hoje é embaixador brasileiro do esporte
A maior parte das pessoas conhece o ator Murilo Rosa pelos papéis dele em obras como “O Cravo e a Rosa”, “A Casa das Sete Mulheres”, “América”, “Caminho das Índias” e mais novelas da Rede Globo. O que quase ninguém sabe, porém, é que ele já foi atleta – e não só competiu em mundiais como também é embaixador da modalidade no Brasil até hoje.
Murilo Rosa já lutou em mundiais de taekwondo
Murilo Rosa começou sua carreira na televisão no fim dos anos 90 e não demorou a se tornar um dos rostos mais conhecidos das novelas da Rede Globo. Antes disso, no entanto, o ator já tinha uma carreira – e ela era diferente do que a maioria das pessoas imagina, visto que Murilo Rosa era atleta de taekwondo.
Nascido em Brasília, ele passou a infância se dedicando a esse tipo de luta. Ele era tão dedicado e talentoso que chegou a representar o Brasil no mundial da juventude na Espanha, além da Copa do Mundo de taekwondo no mesmo país.
Na época, inclusive, o ator passou por uma situação única: devido às condições sócioeconômicas do Brasil na época, ele foi o único Brasileiro a participar de um desses mundiais e, por isso, virou o queridinho dos outros competidores. Na ocasião, ele recebeu uma medalha de destaque, e voltou ao Brasil integrando técnicas inéditas após ser o único brasileiro a treinar junto da seleção sul-coreana do esporte.
A paixão pelo esporte e o sonho de disputar os Jogos Olímpicos o fizeram inclusive cursar educação física.
Murilo Rosa mudou de carreira nos anos 90
Em meio à dedicação ao esporte, Murilo Rosa começou a cursar teatro e, eventualmente, o amor pelas artes falou mais alto. O ator afirma que, no palco ou diante das câmeras, pode ser o que quiser – inclusive atleta. Ele então passou a cursar artes cênicas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, posteriormente se mudando para o Rio de Janeiro.
Na capital fluminense, ele estudou no Tablado, que formou diversos outros nomes conhecidos da televisão, como Marieta Severo, Malu Mader e mais. Ele então passou a atuar nos palcos e teve seu primeiro trabalho televisivo em 1994 na novela “Uma Onda no Ar”, da extinta emissora Manchete.
Apesar de ter trocado de carreira, porém, Murilo Rosa nunca deixou a paixão pelo taekwondo de lado. Ele não luta mais – apesar de em 2022 ter relembrado o passado no “Encontro” – mas é o embaixador do esporte no Brasil.
Nas Olimpíadas de Paris (2024), inclusive, ele realizou parte de seu sonho olímpico. Dado o passado como atleta e suas contribuições para o taekwondo, ele foi convidado para assistir à competição com a família. A visita aconteceu anos após ele ser padrinho do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na Rio 2016.