O cantor Leandro, da dupla com Leonardo, morreu no dia 23 de junho de 1998, aos 36 anos, após falência múltipla de órgãos decorrente de um raro tipo de câncer. A precoce partida do músico comoveu o Brasil e teve grande impacto na vida do irmão.
Anos depois da morte de Leandro, Leonardo contou que procurou proteger o irmão até os últimos dias e que, além dos médicos, ele era a única pessoa que conhecia a real gravidade da doença do sertanejo, que faleceu sem saber quanto tempo tinha de vida.
Leonardo
guardou segredo de Leandro no fim da vida
Em abril de 1998, Leandro começou a sentir dores agudas nas costas e decidiu realizar uma bateria de exames. No hospital, o sertanejo descobriu que tinha um tumor maligno do tamanho de uma laranja entre o pulmão e o coração – e, por ser um local de difícil acesso, uma cirurgia não era recomendada.
Na sequência, e o músico deu início a um tratamento quimioterápico e, durante todo o tempo, se mostrou confiante na melhora – algo que infelizmente não foi possível.
Enquanto cumpria a agenda de shows da dupla, Leonardo soube pela equipe médica que o irmão tinha apenas dois meses de vida e optou por manter o assustador prognóstico em segredo. “Não contei nem para minha mãe, nem para meus irmãos. Eu ia visitar o Leandro e chegava ‘para cima’, rindo, contando piada para ele não desconfiar de nada. Segurei tudo sozinho”, revelou o cantor em 2018 durante entrevista no programa “Conversa com Bial” (Rede Globo).
Leonardo queria que o irmão vivesse com serenidade seus últimos dias de vida, sem precisar se preocupar com a saúde e a morte. “Ele tinha muita fé, dizendo que a doença era passageira, que iria tirar de letra. Eu não podia tirar isso dele no fim da vida”, explicou. Leandro faleceu apenas 62 dias após a primeira internação.
Passados mais de 25 anos da morte de Leandro, não há, segundo o cantor, um dia sequer que Leonardo não pense no irmão. “Eu me lembro dele em casa, quando estou fazendo coisas simples, mas principalmente quando estou cantando, porque ainda consigo ouvir a voz dele no meu ouvido”, confessou.
Em 2013, participando do programa “Mais Você” (Rede Globo), Leonardo comentou que sempre será grato ao irmão. “O Leandro foi meu tudo na minha vida, meu pai, mãe, produtor, diretor. Eu devo o que eu sou hoje a ele, com certeza”, concluiu.