Marcelo de Carvalho

Marcelo de Carvalho é acusado de racismo após descrever assaltante como “sujeito de aparência africana”

Marcelo de Carvalho relatou um assalto sofrido pelo irmão de um dos filhos na Europa e dividiu opiniões ao dizer que o assaltante era “obviamente” um homem negro

Usando o X, antigo Twitter, Marcelo de Carvalho, que é vice-presidente da emissora RedeTV!, se envolveu em uma polêmica recentemente. Após o irmão de um dos filhos do empresário ser assaltado em Barcelona, na Espanha, ele afirmou que o assaltante em questão era “obviamente um sujeito de aparência africana” – algo que dividiu opiniões e motivou um novo pronunciamento por parte dele.

Fala de Marcalo de Carvalho polemiza: foi acusado de racismo

Marcelo de Carvalho
(Crédito: Reprodução/YouTube Bagaceira Chique)

Após o irmão de um de seus filhos ter o celular furtado na Espanha, Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, fez uma postagem que deu o que falar. No X, ele desabafou sobre o ocorrido – mas a fala dele dividiu opiniões devido a termos utilizados.

“O irmão do meu filho mais velho acaba de ser assaltado em Barcelona. Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo. Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa”, declarou ele.

O post, que posteriormente foi apagado pelo empresário, não demorou a repercutir. Nas redes, ele dividiu opiniões, com alguns internautas enxergando racismo na fala de Marcelo e, outros, afirmando não haver “nada de mais” na postagem dele.

“Caso de racismo explícito nas redes”, escreveu um perfil no X. “Essa gente nem tem vergonha de expor que é racista”, disse outro. “Que absurdo”, afirmou mais um. “Há racismo de forma bem clara quando alguém diz que o ladrão é ‘obviamente’ um negro”, explicou outro internauta na rede social.

“Não rá racismo algum no tweet dele”, discordou outro perfil. “Por que esse comentário é racista? Ele apenas detalhou o acontecimento, que inclusive é corriqueiro”, afirmou mais um. “Dizer que um assaltante é negro é racismo onde?”, questionou mais um internauta no microblog.

Giovanna Ewbank condena Marcelo de Carvalho após post

Além de internautas, alguns famosos também opinaram sobre a situação. A apresentadora Giovanna Ewbank, por exemplo, rebateu diretamente o empresário, acusando Marcelo de ter sido racista em suas colocações.

“Você foi racista e não sou eu que estou dizendo, foi você quem escolheu ser ao escrever nas redes sociais. Racismo é crime assim como furto. A única coisa óbvia é essa fala vir sempre do mesmo lugar: homens héteros, brancos, que se acham superiores e o centro do universo por ter dinheiro”, disse ela, seguindo com outras justificativas para sua opinião.

“Quem invadiu a África para roubar foram os Eurpeus. Uma aulinha de história não faz mal a ninguém”, disse ela após Marcelo discorrer sobre a crise migratória na Europa.

Por fim, a apresentadora refletiu sobre o fato de Marcelo ter apagado o post que iniciou a polêmica. “Apagar o tweet depois da repercussão não é arrependimento, é recibo de quem teme pelo status e reputação no mercado. Mas agora que todo mundo já sabe como você pensa, seria ótimo ler um pouco da repercussão para ver se você consegue enxergar o tamanho do erro que cometeu reforçando estereótipos e xenofobia”, afirmou ela.

Marcelo de Carvalho se defende de acusações

(Crédito: Reprodução/SBT)

Após a repercussão da postagem, Marcelo de Carvalho voltou à rede social para se defender. Na ocasião, ele falou da crise migratória na Europa e justificou sua fala com dados sobre a etnia dos migrantes. Além disso, ele também afirmou que apenas descreveu o homem que assaltou o irmão de seu filho sem cometer racismo.

“Para ser absolutamente claro: quando se diz que uma pessoa foi assaltada e que, infelizmente, mais uma vez o autor era um migrante africano, isso não é discriminação racial ou étnica. É simplesmente a descrição objetiva de um fato, sustentada por dados, ocorrências policiais e testemunhos”, disse ele.

Quanto ao termo “obviamente” usado no post inicial, ele voltou a se justificar com base nos mesmos dados.

“Para quem me pergunta do ‘obviamente’, ou porque não está a par da realidade ou porque quer lacrar, favor assistir. Não retiro. Sou descente de imigrantes, adoraria se eles, como nossos antepassados, migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem. Querem viver em comunidades, ditar seus próprios costumes e, sim, roubar, molestar. E se você não concorda, ou é desconhecimento, ou lacração de defesa do indefensável”, concluiu.

Famosos