Você provavelmente já assistiu alguma obra do autor e diretor Manoel Carlos. Famoso por novelas como “Laços de Família” (2000) e “Mulheres Apaixonadas” (2003), ele dedica sua vida a criar personagens e tramas inesquecíveis na TV brasileira.
O que você talvez não saiba é que a vida de Manoel Carlos foi marcada por algumas tragédias pessoais nos bastidores. O autor global já perdeu três filhos: Ricardo, Manoel Carlos Júnior e Pedro Almeida, tendo que se reerguer para manter o seu sonho vivo.
Tragédias na vida de Manoel Carlos: autor sofreu com perdas
Não é exagero dizer que o autor tem em sua própria vida uma história de folhetim. Ainda na juventude, ele se casou com Maria de Lourdes e, junto, o casal teve dois filhos: Manoel Junior e Ricardo. Durante anos, Ricardo foi parceiro do pai na arte de escrever novelas.
Antes da morte dele, em 1986, Maneco passou a usar uma frase que Ricardo adorava de Virginia Woolf em todos os seus trabalhos: “A partir de uma certa idade, os anos passam voando, mas os dias são intermináveis”. O dramaturgo e ator faleceu em 1988, aos 33 anos, devido complicações causadas pelo HIV.
filhos do Manoel Carlos que já morreram 💔 pic.twitter.com/IWuLAv66Vt
— badgirlnews (@badgirlnews1) April 28, 2022
Já o segundo filho que o autor perdeu foi Manoel Carlos Júnior, que morreu em decorrência de ataque cardíaco fulminante em 2012, com 59 anos. Era dono da assessoria de imprensa “Quatro Elementos Comunicação & Mkt. Cultural” e deixou três herdeiros: Mariana, Luiza e João Pedro.
Apenas dois anos depois, o caçula do “Vovô do Leblon” faleceu de forma repentina. Em 2014, o autor perdeu Pedro Almeida, fruto do seu terceiro casamento com Beth Almeida. Na época, o jovem de 22 anos morava em Nova York e estudava teatro. A suspeita é de que tenha sido um mal súbito.
https://www.instagram.com/p/tyAbxYDRCV/
Para ajudar no processo de luto, o autor optou por voltar sua atenção para o trabalho e com isso escreveu a novela “Em Família” em 2014. Na época, Manoel Carlos declarou que focar no trabalho pesado contribuiu um pouco para afastar o pensamento da perda e fazê-lo seguir em frente, mesmo com tanta dor.
Em 2020, em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, Manoel Carlos afirmou que “deu um tempo” nas novelas. “Não há o que fazer, não há remédio para o luto. Dizem que o tempo apaga tudo, mas eu não quero esquecer, não quero apagar tudo. Cada morte foi uma apunhalada e não deu para disfarçar. Parei de escrever”.
Ainda durante a entrevista, o autor disse que mesmo após as mortes trágicas, ainda se orgulha muito dos filhos, eternizados em sua memória: “Nesse momento, posso dizer que meus filhos mortos me dão grande orgulho, como deram vivos”.
Vale lembrar que Manoel Carlos também é pai de Júlia Almeida, atriz da Globo, que não aparece em novelas desde “Tempo de Amar” (2018). O autor e diretor teve ainda outra filha, do seu relacionamento com a radialista Cidinha Campos. Maria Carolina hoje também é escritora e roteirista como o pai.