Henri Castelli precisou reconstruir o rosto após agressão: ator convive com sequelas desde 2020

De fios de aço a placas de titânio: apesar de cirurgia, Henri Castelli carrega sequela definitiva de agressão, desde 2020

Considerado um dos maiores galãs dos anos 2000, Henri Castelli viveu um verdadeiro pesadelo que mudou sua vida para sempre. Vítima de uma agressão brutal no final de 2020, o ator precisou passar por uma complexa reconstrução facial e, ainda hoje, lida com marcas irreversíveis do que define como um “ataque covarde”.

Como foi a agressão sofrida por Henri Castelli

O episódio ocorreu em 30 de dezembro de 2020, durante uma festa de pré-Réveillon, na Barra de São Miguel, Alagoas. O que deveria ser um momento de celebração eventualmente terminou em violência extrema. Henri relatou ter sido puxado pelas costas, jogado ao chão e agredido com socos e chutes por dois homens.

“Eu fui agredido covardemente, sem que eu pudesse reagir ou me defender. Eu fui puxado pelas costas, pelo pescoço, jogado no chão e fui agredido, vítima de socos e chutes no rosto, que levaram a uma fratura exposta na minha mandíbula. A impressão que eu tinha é que minha boca tava pendurada naquele momento”, dividiu o ator, em seu perfil no Instagram.

(Crédito: Reprodução/ Instagram @henricastelli)

Henri foi levado ao hospital imediatamente, mas como tinha alguns trabalhos em Fernando de Noronha, no início de 2021, não realizou a cirurgia. “Foram cinco segundos, foi tudo muito rápido. Tenta imaginar acordar, olhar no espelho e ver sua boca torta”, lamentou, durante entrevista ao “Fantástico” na época.

Em vez da cirurgia, os médicos colocaram um fio de aço na mandíbula do ator, que se quebrou em duas partes, para, assim, dar sustentação e mobilidade ao maxilar. Depois de cumprir a agenda, Henri passou por um procedimento cirúrgico.

O ator precisou colocar alguns pinos e parafusos na mandíbula para tentar fazer a reconstrução do maxilar. Logo em seguida, Henri participou da entrevista e apareceu com o rosto bem inchado, com vários hematomas. Além das fortes dores que sentia, o ator revelou que sua boca poderia ficar torta para sempre.

Henri Castelli temia sequelas da agressão

Henri, nesse meio tempo, ficou com medo que uma sequela pudesse acabar com sua carreira. “É o sustento da minha família, eu trabalho com isso. A única coisa que quero é voltar a trabalhar e o meu rosto voltar a ficar normal, se Deus quiser”.

Com muito tratamento, Henri se recuperou e seu rosto voltou praticamente ao normal. O ator, no entanto, ficou com uma sequela permanente. Após a cirurgia, ele acabou desenvolvendo parestesia crônica, termo médico utilizado para se referir à distorção da percepção da sensibilidade.

Lesões de Henri Castelli (Crédito: Reprodução/ Instagram @henricastelli)

O quadro corresponde, portanto, à uma dormência constante no lado direito da face, perto da boca e do queixo. Um laudo pericial confirmou que, mesmo sob estímulo de objetos pontiagudos (teste nociceptivo), o ator não sente dor na região. “Se colocar um alfinete aqui eu não sinto dor”, comentou o ator, em participação no podcast Papagaio Falante.

Justiça e desdobramentos do caso

Os agressores, identificados como o empresário Bernardo Malta de Amorim e o corretor Guilherme Accioly Ferreira, foram indiciados por lesão corporal grave pela Polícia Civil em 2021. A defesa dos acusados alega legítima defesa, mas o laudo pericial e o depoimento do ator sustentam a tese de agressão desproporcional.

A Justiça de São Paulo já condenou os envolvidos a pagarem uma indenização por danos morais e estéticos ao ator. Além da reparação física, Henri revelou que, nesse meio tempo, precisou de terapia intensiva para superar o trauma psicológico daquela noite de dezembro.

(Crédito: Globo)

Conforme Basílio Milani, responsável pelo laudo, uma das queixas de Henri é que após as agressões a sua mandíbula não apresenta mais o mesmo formato e que, para disfarçar essa assimetria, ele passou a colocar a mão no local para esconder a falha durante sessões de foto.

“É totalmente possível após um trauma de magnitude elevada, a ponto de fraturar uma mandíbula, que esta estrutura anatômica nunca mais volte a seu formato 100% original”, declarou o perito, de acordo com o G1. Hoje, o ator exibe um rosto que, para o público, parece “praticamente normal”, mas que carrega a história de uma reconstrução que foi muito além da estética.

Famosos