Quantas estrelas Michelin tem Helena Rizzo? Conheça a trajetória da jurada do “MasterChef”

Nos últimos três anos, Helena Rizzo ficou conhecida pelo grande público como uma das juradas do “MasterChef”. Ela substituiu Paola Carosella no reality e passou a fazer sucesso ao lado de Érick Jacquin e Henrique Fogaça. Porém, bem antes da fama na TV, a chef já era bastante celebrada no universo culinário.

Helena Rizzo é, até o momento, a única chef mulher à frente de um dos 14 restaurantes brasileiros condecorados com uma estrela do Guia Michelin, considerada a principal premiação do mundo da gastronomia.

Trajetória de Helena Rizzo

Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Helena Rizzo tem uma trajetória profissional pouco comum, se comparada a de outros chefs renomados. Antes de se interessar por gastronomia, ela passou um breve período cursando Arquitetura e, aos 18 anos, abandonou a faculdade para ser modelo fotográfica em São Paulo.

Helena Rizzo
Instagram/helenarizzo

Enquanto fazia alguns trabalhos como modelo, Helena foi garçonete, fez estágio como cozinheira e rapidamente descobriu que sua verdadeira paixão estava na culinária. Aos 21 anos de idade, ela se mudou para a Europa e continuou trabalhando em restaurantes.

Helena Rizzo e Fernanda Lima são sócias no restaurante Maní
Instagram/fernandalima

No início dos anos 2000, morando em Barcelona, na Espanha, Helena Rizzo recebeu a visita de uma ilustre amiga que conheceu nos tempos em que atuava como modelo: Fernanda Lima. A apresentadora, que na época se interessava por uma alimentação mais natural e orgânica, convenceu a colega a ser sócia em um empreendimento gastronômico.

Em 2004, Helena voltou ao Brasil e, dois anos depois, inaugurou em parceria com Fernanda Lima o restaurante Maní, em São Paulo, que logo seria uma referência na culinária contemporânea baseada em ingredientes bem brasileiros.

Helena Rizzo
Instagram/helenarizzo

Por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014, Helena Rizzo foi eleita a melhor chef do mundo pela revista Restaurant. A mesma publicação colocou o Maní no 36º lugar de melhor restaurante do planeta e entre os 10 melhores da América Latina. Onze anos após a inauguração do Maní, o empreendimento receberia sua estrela Michelin.

Principal restaurante de Rizzo, o Maní também tem “irmãos”, todos em São Paulo: Padoca do Maní, Manioca e Casa do Maní, um espaço de eventos com o cardápio assinado pela chef.

Mais sobre “MasterChef”