Grave acidente de helicóptero mudou a forma como Danton Mello vê a vida: ator tinha 23 anos

Pouca gente se lembra ou mesmo sabe que, há mais de 20 anos, Danton Mello sofreu um grave acidente de helicóptero e, muito ferido, precisou ficar cerca de 30 horas à espera de resgate.

Como foi o acidente de helicóptero de Danton Mello

No dia 14 de setembro de 1998, Danton Mello sobrevoava o Monte Roraima, na Região Norte do Brasil, quando o helicóptero onde ele estava com a equipe do programa “Globo Ecologia” caiu no meio de uma área bastante isolada.

https://www.instagram.com/p/B052WfKgbGE/

“Tinha 23 anos. Naquele momento foi um susto. Foi muito punk. Eu me lembro até hoje. Lembro que estava na janela do lado direito, lembro de ver o chão se aproximar e aí desmaiei”, contou o ator em entrevista ao canal de Leda Nagle no YouTube, em setembro de 2018.

https://www.instagram.com/p/CWbpyO6vpEh/

Danton relatou que acordou horas depois com muita dor muscular e precisou ficar quase 30 horas esperando o resgate. “Cheguei no hospital com uma super hemorragia interna. Sobrevivi e resisti por pouco”, recordou o famoso, completando que a volta para o Rio de Janeiro, em uma maca, foi o pior voo de sua vida.

“A gente tem que aproveitar a vida”

Apesar da experiência traumática, Danton Melo faz questão de celebrar o dia 14 de setembro e garante que tirou importantes ensinamentos do ocorrido.

“Sempre achei que a gente tem que aproveitar a vida, e o acidente só fortaleceu esse pensamento, porque ninguém sabe o dia de amanhã nem o que esperar do futuro. A única certeza é a de que a gente vai morrer, então é viver intensamente mesmo, ser feliz e amar”, comentou em entrevista ao Gshow, em setembro de 2020.

Na época do acidente, Danton estava no elenco da novela “Torre de Babel” e voltou às gravações de cadeira de rodas.

“Foi uma criação dos autores, eu não estava usando cadeira de rodas, mas tinha sim uma limitação de movimento por causa da cirurgia que fiz. E o bastidor realmente foi uma festa, foi lindo ser recebido pelos amigos, por toda a equipe, e com aquela sensação de que tudo tinha passado, que a vida ia voltar ao normal e eu ia continuar fazendo o que mais amo”, recordou o famoso.

Superação do medo

Danton Mello até hoje se considera “fascinado por aviação” e afirma que, mesmo logo depois do acidente, voltou a voar normalmente, mas evitava helicópteros.

https://www.instagram.com/p/CW2-Mb7FhjW/

“Só fui voar [de helicóptero] de novo 13 anos depois da queda. Estava em Ushuaia, na Argentina, e tinha um helicóptero com um fotógrafo registrando umas imagens. Pedi para fazer o voo naquele lugar inóspito (…) Não sei dizer se durou 5 minutos ou meia-hora, porque no que o piloto levantou voo eu chorei, chorei, chorei…”, contou.

https://www.instagram.com/p/B4J-coXA-Cn/

De acordo com o ator, a experiência na Argentina acabou sendo uma terapia. “Revivi e coloquei tudo para fora, sabe? Extravasei e quando pousei, falei: ‘Pronto, acho que tô livre desse pensamento’. E não voei mais de helicóptero”.