Gilberto Gil e Preta Gil. (Créditos: Reprodução / @gilbertogil / @quem)

Gilberto Gil fala sobre morte de Preta Gil: “Lembrança dela vai ficar permanentemente”

Na última segunda-feira (28), Gilberto Gil falou pela primeira vez sobre a morte de sua filha, Preta Gil, após missa de sétimo dia da cantora. O cantor ressaltou o legado da filha e contou como a família está lidando com a perda.

Preta morreu no dia 20 de julho após enfrentar um câncer de intestino por dois anos. As cerimônias de despedida reuniram familiares, amigos e fãs no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na última sexta-feira (25).

Gilberto Gil fala sobre partida de Preta Gil

Gilberto Gil falou pela primeira vez sobre a morte de Preta Gil durante a missa de sétimo dia da cantora. Aos 83 anos, o cantor destacou que a filha passou por um período difícil e como a ficha foi caindo ao longo dos últimos dois anos em que a cantora enfrentou o câncer.

“Todos sabem, no país inteiro, que a Preta passou por um longo período de adaptação à partida, ao processo todo de ir embora. A ficha para nós todos e para ela, especialmente, foi caindo aos poucos”, disse ele em entrevista a Quem.

A cantora morreu aos 50 anos após diagnóstico de um câncer de intestino em janeiro de 2023. Gil também citou o sentimento em relação ao sofrimento de Preta: “O que fica mais acentuado no pesar da perda, é o fato de que houve um sofrimento muito grande dela. É a coisa da qual, digamos assim, a gente mais se ressente, né? Fica do sentimento um ressentimento, pelo fato de que ela tenha tido um período muito grande [de sofrimento]. O que também, por outro lado, ajudou na luta dela para essa adaptação, para esse acompanhamento que ela fez”.

Além do pai da cantora, quem também estava presente na cerimônia era Flora Gil (madrasta), Francisco Gil (filho), Carolina Dieckmann, Otávio Muller, Fernanda Montenegro, Cissa Guimarães, Malu Mader, Maria Ribeiro, Heloisa Perissé, Thales Breta e outros amigos e familiares.

 “É [um momento] como todos que virão daqui para frente, quando estivermos em família, quando estivermos em um círculo de amigos. E mais do que no caso dela, toda, toda, toda a nação brasileira, o povo inteiro que nutriu por ela um afeto muito grande. A lembrança dela vai ficar permanentemente conosco, com todos nós”, afirmou Gil sobre a união para celebrar a filha.

Sem esquecer o legado de Preta, o cantor falou sobre o momento complexo do mundo e como a partida dela despertou afetividade.

“Nesse sentido, é o fato da lembrança dela, da memória dela ter uma circulação muito grande, muito permanente, é um consolo, é um contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelos quais o mundo passa ultimamente. A partida dela também tem essa contribuição, contribui para nós sermos mais amorosos e mais afetivos”, destacou ele.

Leia mais sobre famosos