Filhos de Solange Couto: atriz emociona ao falar sobre a maternidade e diagnóstico de autismo

Solange Couto, do BBB26, comove ao compartilhar o suporte aos filhos autistas e o impacto do diagnóstico tardio na família

A trajetória de Solange Couto sempre foi marcada por força e autenticidade, mas é nos bastidores de sua vida pessoal que reside sua história mais profunda. Aos 69 anos, a atriz, que atualmente integra o elenco do BBB26, revelou ao público uma realidade familiar repleta de amor e superação: ela é mãe de três filhos, sendo dois deles autistas, além de ter neto dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Filhos de Solange Couto receberam diagnóstico de autismo

A família de Solange atravessa gerações e diagnósticos que reforçam, portanto, a importância da rede de apoio e da compreensão. Seu primogênito, Márcio Felipe Couto Cursino, de 51 anos, é autista nível dois de suporte e convive também com a depressão.

Sua segunda filha, a escritora Morena Mariah, de 35 anos, recebeu o diagnóstico de autismo tardiamente, aos 30 anos. O caçula, Benjamim, de 14 anos, fruto de uma gravidez raríssima aos 55 anos, vive a fase da adolescência sob o olhar zeloso da mãe.

“Meu filho mais velho tem 51 anos, o Márcio, é autista nível dois de suporte, tem depressão, estou cuidando dele de novo. A Morena faz 35 esse ano, também tem, é autista também, mas todos funcionais. Eu tenho um neto nível três de suporte não verbal, que é o filho mais velho do Márcio, que tem 11 aninhos, o Eric”, entregou, na casa mais vigiada do Brasil.

Solange Couto com a filha Morena Mariah (Crédito: Reprodução/Instagram @solangecouto)

A descoberta de Morena Mariah trouxe luz as décadas de incompreensão. Em um relato emocionante no Instagram, a escritora descreveu a sensação de passar a vida se sentindo “um ET” ou “desajustada”. Foram 30 anos ouvindo rótulos como “teimosa”, “agressiva” ou “lenta”, até finalmente encontrar a paz no laudo.

“30 anos de idade, 11 anos de tratamento psiquiátrico, 20 anos desde a primeira vez que vi um psicólogo. Foi esse o tempo que demorou pra eu dar nome ao que era a sensação de me sentir diferente das pessoas (…) Foi muito sofrimento, mas hoje o que importa é comemorar que enfim fui ouvida, enfim encontrei a paz de nomear o que sinto e descobrir que não tem nada de errado em ser quem eu sou”, desabafou Morena.

Para Solange, o diagnóstico da filha e do filho mais velho, além do neto Eric, transformou sua missão de vida. A atriz tornou-se uma voz ativa na conscientização sobre o autismo, celebrando as particularidades de cada um, além de gravar alguns conteúdos sobre o assunto, inspirando muitas mães que convivem com a mesma condição.

Solange Couto se declara constantemente para os filhos

“Sou mãe de três pessoas incríveis, inteligentes, queridas, amadas de caráter. Gerei, pari e crio, um por um, até os mais velhos”, declarou a atriz, em vídeo gravado para o seu perfil no Instagram. Dentro do reality, a “fortaleza” que Morena descreve em sua mãe deu lugar à vulnerabilidade.

Visivelmente abalada, Solange emocionou os espectadores ao olhar para o céu e desabafar sobre a distância física dos filhos. “Meus filhos, que saudade de vocês. Tem hora que chega a doer de saudade. Mamãe sente tanta saudade, se preocupa tanto se vocês estão bem”, confessou entre lágrimas.

Solange Couto com o primogênito Márcio (Crédito: Reprodução/Instagram @solangecouto)

A decisão de entrar no programa, embora arriscada, foi um passo estratégico discutido em família. Morena Mariah revelou que a mãe sempre foi o arrimo da família e vê no prêmio a chance de garantir estabilidade para o futuro, especialmente para o caçula e para o apoio contínuo aos filhos mais velhos.

A maternidade de Solange Couto é um mosaico de desafios superados. Se nos primeiros filhos ela desempenhou o papel de “mãe e pai”, com o pequeno Benjamim ela compartilha a jornada com o marido, Jamerson Andrade. A admiração é mútua: enquanto Márcio a define como uma “vitoriosa”, Morena a enxerga como uma “fortaleza onde não há espaço para o medo”.

Ao falar sobre o filho de 50 anos, a quem dedica cuidados renovados, Solange resume o sentimento que guia sua vida: “Cresci aprendendo e ensinando, sorrindo e muitas vezes chorando, lutando e vencendo… Muito obrigada por ser meu filho!”.

Solange Couto com o filho Benjamin (Crédito: Reprodução/Instagram @solangecouto)

Seja nos palcos, nas telas ou na arena do “Big Brother Brasil”, Solange Couto prova que sua maior atuação é a de uma mãe que, diante de qualquer espectro ou dificuldade, escolhe sempre o caminho do amor e da dignidade.

O que é o autismo

O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta, principalmente, a comunicação social, o comportamento e a forma como a pessoa processa estímulos sensoriais. Oficializado pela OMS como TEA (CID-11) desde 2022, o termo passou a englobar diversos diagnósticos correlatos em uma única denominação global.

De acordo com o manual DSM-5, o espectro é dividido em três níveis, definidos pela intensidade das características e pela necessidade de auxílio:

  • Nível 1: Necessidade de pouco suporte.
  • Nível 2: Necessidade de suporte moderado.
  • Nível 3: Necessidade de suporte muito substancial (frequentemente associado a dificuldades severas na comunicação e autonomia).

Embora seja uma condição permanente, a ciência comprova que a intervenção precoce e intensiva é fundamental para suavizar os desafios e melhorar o prognóstico. No entanto, é importante lembrar que o autismo se manifesta de forma única: mesmo dentro de um mesmo nível, cada indivíduo possui especificidades, graus de autonomia e formas de se relacionar totalmente singulares.

Famosos