Filha de Raul Cortez e Célia Helena, Lígia Cortez faz sucesso como artista, seguindo os passos do ator com uma trajetória que envolve teatro, cinema e televisão. Já teve a oportunidade de dividir os palcos com os pais e deu continuidade a um projeto social idealizado pela mãe ainda em vida — além de ter brilhado em várias novelas da Globo.
Lígia Cortez: filha de Raul Cortez e Célia Helena faz sucesso
Quando era pequena, Lígia não queria ser atriz, mas se encontrou no teatro, aos 15 anos, matriculada na intenção apenas de perder um pouco da timidez, se tornando atriz, diretora teatral, arte-educadora e pesquisadora brasileira ao longo dos anos de carreira.
É motivo de muito orgulho para Raul Cortez por tudo o que conquistou até aqui. “Lígia conseguiu ir muito mais longe do que eu, pois além de ser uma atriz brilhante, já dirigiu e escreveu peças”, afirmou o ator ainda em vida. No total, Lígia participou ativamente de mais de 30 espetáculos.
Tendo o prazer de dividir o palco com os pais no teatro, Lígia também se destacou em algumas novelas da Globo, como “Esperança” (2002), “Páginas da Vida” (2006), “Sete Pecados” (2007) e “Sete Vidas” (2015), tendo feito também 13 filmes, com destaque para “O Príncipe” (2002).
Atualmente, Lígia dirige a Casa do Teatro, escola para crianças e adolescentes que querem aprender a atuar, além de dar continuidade ao Teatro-Escola Célia Helena, fundado pela mãe, que oferece formação técnica em Teatro. Pesquisadora na área de Artes e Educação, a artista também se dedica ao trabalho voluntário com crianças carentes de São Paulo.
É casada com o cenógrafo e diretor, Ulisses Cohn, com quem tem duas filhas: Vitória e Clara. Em meio às atividades, Lígia também promove ações culturais de internacionalização do teatro brasileiro, valorização do teatro latino-americano e apoio a montagens de obras estrangeiras traduzidas no Brasil.