O jornalista não esconde que ama a família e sempre compartilha registros com eles
Quem vê Manoel Soares à frente das câmeras não imagina que o baiano tem uma vida familiar bastante agitada. Pai de seis filhos, ele já admitiu que encara as tarefas domésticas com naturalidade e está sempre aprendendo com os herdeiros.
Manoel foi pai pela primeira vez aos 22 anos: hoje, ele têm quatro filhos biológicos e dois enteados, que o jornalista chama de “filhos do coração”. “Tem uma coisa sobre a qual eu sempre converso com meus filhos. Eles não são mais nem menos por serem meus filhos, e eles têm responsabilidades e deveres independente desse contexto”, contou ao UOL.
Família de Manoel Soares: conheça os filhos do apresentador
Do casamento de longa data com Dinorá Rodrigues, ele teve dois filhos: Ezequiel, de 3 anos, e Izael, de 2 anos. No entanto, a família tem outros membros. Leonardo e Miguel, frutos de relacionamentos anteriores do jornalista, além de Vitoria e Alex, que são seus enteados.
Na mesma entrevista ao UOL, Manoel contou que vive um momento familiar importante, já que seus dois filhos pequenos foram diagnosticados com espectro autista, distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, que pode dar sinais de alerta ainda nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta de 2 a 3 anos de idade.
“Meu maior desafio é onde meus filhos estão me ensinando. Eu tenho dois filhos que são autistas, os dois pequenos. E eu nunca parei de estudar os micro movimentos que impactam a vida de uma pessoa no espectro autista, e quem está me ensinando isso são os meus filhos”, afirmou.
“Muitas vezes, chego em casa com o som do carro bem alto, e isso desorganiza o meu pequenininho. Então, minha filha só olha na janela e manda eu baixar o som, porque ele tem uma hipersensibilidade auditiva. A grande sacada da vida é isso, eu ensinar meus filhos a partir do meu ponto de visão, e eles me devolverem esse processo pedagógico”.
Para a revista Trip, Manoel Soares contou que, em suas primeiras experiências de paternidade, estava com uma energia de “militância”. “Eu treinava o meu filho para ser um homem sem medo, um animal de guerra. Eu acho que os meus primeiros filhos sofreram demais com isso. Hoje, nas minhas últimas paternidades, eu me preparo mais para o afeto”.
Ele revelou também que pretende aumentar ainda mais a família. “Tenho cinco homens e uma mulher e quero adotar mais duas meninas porque eu acho que eu devo ao universo uma paternidade de menina mais responsável”.
No dia a dia em casa, o jornalista gosta mesmo é de cozinhar e passar roupas. E é bom nisso: surpreende todo mundo por lá com o seu tempero. Para Manoel, ir para a cozinha acaba sendo também uma influência da construção afetiva que teve, já que a mãe trabalhava com isso.
Além do “Encontro”, da Globo, e do “Papo de Segunda”, do GNT, Manoel Soares passou pelo “Profissão Repórter” e “É de Casa”. Nascido em Salvador, se mudou com a família para São Paulo fugindo da violência e, depois, foi para Porto Alegre, onde chegou até mesmo a morar na rua. Trabalhou também em uma gráfica antes de seguir para a RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, onde fez de tudo um pouco até aparecer na frente das câmeras.