Em 2008, já consagrado por seus papéis em grandes novelas, o ator Fabio Assunção se viu envolvido no primeiro de muitos escândalos ligados à dependência química contra a qual vem lutando assumidamente desde então. Atualmente, porém, ele está distante dos vícios após diversos altos e baixos e inspira muita gente ao mostrar, dia após dia, que sua jornada de autocuidado e persistência teve frutos extremamente positivos.
Fabio Assunção: dependência química, polêmicas e superação
Para a surpresa do público, em 2008, Fabio Assunção se viu sob os holofotes da mídia quando um homem foi preso em um flat enquanto oferecia cocaína ao ator. Na época, ele estava gravando a novela “Negócio da China” (Rede Globo) e, alegando problemas de saúde, decidiu se afastar do trabalho – algo que foi esclarecido quase um ano depois, em 2009, durante uma entrevista ao “Fantástico” (Rede Globo).
Na ocasião, Fabio admitiu ser dependente químico e contou que, antes de ter a condição revelada ao mundo, já havia passado por outras duas internações de 40 dias e dois meses, respectivamente. Ambos os tratamentos (feitos em uma clínica nos Estados Unidos) foram seguidos por períodos mais tranquilos, mas, segundo ele, tudo desandou como nunca em 2008.
“Nos últimos três, quatro anos foi que a coisa começou a ficar mais difícil, mais complicada. Acho que o problema maior era respeitar meus compromissos, os horários… Chegou uma hora que eu realmente fiquei perdido. Não sabia mais se era terça-feira, se era quinta-feira, se era sábado”, disse ele na época, descrevendo a situação como algo bastante desafiador.
“É muito duro você dizer que não vai fazer mais uma coisa e fazer, né? Você [diz]: ‘Chega, agora não faço mais, acabou, vou ficar bem’. E dois dias depois, está fazendo de novo”, desabafou, lembrando que, ainda assim, a dependência é ainda mais dura do que a luta contra ela. “Esse tipo de tratamento é como se você atravessasse um deserto, é um momento de solidão – mas nada é mais difícil do que viver com a droga”, afirmou o ator.
Após o tratamento e as revelações, Fabio voltou a atuar em novelas, mas a luta contra algo como a dependência química nem sempre é linear. Por diversas vezes, ele se viu novamente na mídia por escândalos – como uma detenção por dano ao patrimônio público e desacato à autoridade, vídeos em que ele aparecia visivelmente alterado e até registros bastante íntimos que vieram à tona nos últimos anos.
Apesar de nunca ter deixado de se desculpar, assumir erros e esclarecer polêmicas, porém, Fabio virou alvo de julgamentos e gozação – algo que constantemente acontece com pessoas que lutam pela sobriedade, já que o problema é visto por muitos como uma fraqueza, e não como uma doença. Foi então que, em 2019, os acontecimentos culminaram na popularização de uma música bastante ofensiva sobre ele.
Naquele ano, um grupo de funk criou uma música batizada com o nome do ator cuja letra falava sobre beber até “ficar loucão” e, assim, ativar o “modo Fabio Assunção”. Lançado perto do Carnaval, o som virou um hit – mas a reação do ator ao saber sobre a canção não só surpreendeu a todos, como transformou algo ofensivo em uma ação bastante positiva. Em um acordo com os autores, ele combinou de enviar os lucros dela a instituições que lidam com a dependência.
A situação contornada por Fabio de forma madura gerou então uma onda de apoio ao ator e sua condição, incluindo não só internautas e fãs dele, mas também colegas famosos e familiares. Defendido pelo filho mais velho, João Assunção, e pela namorada da época, Mel Pedroso, ele entrou em um novo período de autocuidado e cura – algo que culminou em resultados impressionantes.
Com a pausa nas gravações de filmes e novelas causada pela pandemia da COVID-19, Fabio decidiu usar o recém-descoberto tempo livre para trabalhar em si mesmo e, enquanto se preparava para viver um personagem mais jovem, ele apresentou uma mudança radical em questão de meses. Sob orientações do personal trainer Chico Salgado, ele perdeu mais de 27 kg e, junto do novo físico, passou a exibir também um novo estado de espírito.
Em entrevista ao “Canal Brasil”, Fabio disse ter revertido o momento de paralisação do mundo em coisas positivas para ele, e passou esse tempo estudando. “Estou fazendo aulas, aula de italiano, aula de iorubá [língua nigero-congolesa], continuo fazendo aula de inglês que já fazia, estou mergulhado em direitos humanos, estudando política…”, listou ele, afirmando também que a mudança no físico teve reflexo em sua energia.
“Foi me trazendo uma alegria maravilhosa, me trouxe leveza, me trouxe disposição, vontade de estudar. Me abriu também um caminho espiritual maravilhoso”, comentou o ator, que classificou o ano de 2020 como um momento “maravilhoso” e “de transformação”. Mais feliz e disposto, ele passou a compartilhar cliques cada vez mais alegres, mostrando tanto momentos em família quanto o novo corpo do qual se orgulha.
Com ações tão inspiradoras e uma mudança aparente em seu comportamento, Fabio deixou de ser uma pessoa que viraliza na web por escândalos e passou a chamar atenção por outras questões. Diante do exemplo de superação dado por ele, fãs e internautas vivem exaltando os esforços e conquistas de Fabio, que, hoje, considera sua dependência química controlada.
“O medo me acompanha sempre. Sei que não posso dar brechas e que há situações em que preciso ser firme e dizer não. Por exemplo: posso beber, mas tomei a decisão este ano de não ingerir nenhuma gota de álcool”, disse ele em entrevista à “Veja” durante a pandemia. Em um vídeo publicado no Instagram, ele deixou claro que ainda enfrenta a maldade alheia, mas que, depois de tudo o que passou, confia no processo de cura.
Ao citar mudanças na alimentação e descobertas relacionadas à fé, ele afirmou: “Eu sei que fazendo isso eu vou estar me protegendo de quem está pelas esquinas torcendo para que eu volte a beber, a colocar uma bebida alcoólica na minha boca – coisas que me destroem. Eu não permitirei mais isso. Essa é minha busca”, disse ele, fazendo um pedido a quem o acompanhou durante a jornada repleta de polêmicas e superações.
“Eu gostaria que todas as pessoas que aplaudiram o meu fracasso comecem a aplaudir as minhas vitórias. […] Eu faço isso porque mereço a alegria, o bem-estar, a felicidade, a prosperidade e, principalmente, eu faço isso pela minha família e pelos meus filhos, para que nunca o sorriso saia do rosto dos meus filhos. Que eu seja uma referência positiva e um grande orgulho para eles”, disse ele.
Nos últimos anos, inclusive, a vida de Fabio deu uma reviravolta. O ator voltou a encontrar o amor ao conhecer Ana Verena, com quem se casou em uma cerimônia simples e intimista. Na sequência, os dois tiveram uma filha juntos, Alana Ayó, de quem o ator não desgruda. Eventualmente, os dois se separaram, mas as demonstrações de carinho pela filha seguiram.
Em dado momento, ele voltou inclusive a estudar. Em 2023, Fabio Assunção surpreendeu a todos ao anunciar que estava voltando à universidade, desta vez para cursar Ciências Sociais. O ator estuda na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, encara com leveza quando é tietado por colegas e, nas redes sociais, às vezes até pede ajuda para trabalhos da faculdade.