Ex-galã de “Malhação” virou diplomata: Gabriel Falcão fala seis línguas

Gabriel Falcão, ex-ator de “Malhação”, surpreendeu ao se tornar diplomata no Itamaraty; poliglota e dedicado, ele compartilha sua rotina

Gabriel Falcão, conhecido pelo papel de protagonista de “Malhação”, seguiu um caminho surpreendente após sua carreira de ator e se tornou diplomata no Palácio Itamaraty. Atualmente, ele compartilha um pouco de sua rotina como diplomata e a preparação que o levou a conquistar essa posição de destaque.

Ex-protagonista de Malhação mostra rotina de diplomata

(Crédito: Reprodução/Instagram @gabrielmfalcao)


Gabriel Falcão, agora diplomata do Instituto Rio Branco (IRBr) em Brasília, compartilhou nas redes sociais um pouco de sua rotina intensa de estudos e trabalho. Em uma foto feita durante uma conferência entre países, ele escreveu: “Uma semana na vida de um diplomata no IRBr”, marcando países como Azerbaijão, Palestina, Armênia e São Tomé e Príncipe.

O ex-ator, que é poliglota, revelou que fala inglês, francês, espanhol, e até um pouco de grego antigo, além de estar aprendendo árabe. Em suas postagens, Gabriel também detalhou como é sua rotina no Instituto Rio Branco: “Muito intensa. Além de estudarmos quatro idiomas estrangeiros, temos disciplinas instrumentais, conceituais e profissionalizantes, palestras temáticas e participação em eventos multilaterais.” Ele ressaltou o foco em uma formação abrangente, fundamental para o trabalho diplomático.

O ator, que tem 34 anos, também comentou sobre sua preparação para o concurso público de 2024, no qual foi aprovado para o cargo de diplomata, com um salário inicial de R$ 20,9 mil. Gabriel confessou que o processo foi mais rápido do que ele imaginava: “Eu estava me preparando para ficar cinco anos estudando. E cinco anos estudando, obviamente, eu não estava abrindo mão de tudo que eu já tinha construído em termos de carreira, de trajetória profissional e até mesmo acadêmica.”

O esforço de Gabriel foi notável: ele estudava quatro horas por dia, de segunda a sábado, por um ano e meio, ao mesmo tempo em que realizava outras atividades, como se preparar para o mestrado e fazer pós-graduação em tradução.

(Crédito: Reprodução/Instagram @gabrielmfalcao)

Ele ainda relatou como, em 2023, fez o primeiro concurso “de forma despretensiosa” e quase passou. “Quando saiu o resultado, eu tinha passado em uma posição excelente. Aí eu disse: vou focar então”, lembrou. Após intensificar os estudos, com dedicação de seis a oito horas diárias, ele conquistou o 11º lugar entre 8.825 candidatos.

O ator também falou sobre as dificuldades enfrentadas durante esse processo: “Não é exagero dizer que esse foi, de longe, o maior desafio da minha vida: mais de dois anos de dedicação, sacrifícios, incertezas, decisões difíceis, erros, percalços e angústias, mas, acima de tudo, muito aprendizado.”

Hoje, com a posse no cargo de diplomata, Gabriel reflete sobre sua trajetória: “Sempre há tempo para fazer novas escolhas, mais maduras e mais conscientes do que se é e do que se quer; e, em segundo, nossas melhores escolhas são aquelas que não se baseiam no que é mais fácil, cômodo, seguro ou esperado, mas sim no que é mais significativo.”

Com a frase final, ele se mostrou alinhado com o pensamento de um dos grandes chanceleres da história recente: “A melhor tradição do Itamaraty é saber se renovar. Aparentemente, estou no lugar certo”, completou Gabriel, reafirmando sua satisfação com a nova fase de sua vida.

Famosos