João Ximenes Braga, ex-autor da Globo, fez duras críticas às condições contratuais da emissora e descartou retornar às novelas
João Ximenes Braga, autor de novelas como “Lado a Lado” (2012) e “Babilônia” (2015), causou polêmica nas redes sociais ao declarar que jamais voltaria a escrever para a Globo. Ele detonou as atuais condições contratuais para autores da emissora e revelou descontentamento com a gestão da dramaturgia, criticando as cláusulas contratuais de forma direta e contundente.
Ex-autor da Globo detona cláusulas contratuais da emissora
João Ximenes Braga, em uma série de postagens no X (antigo Twitter), detonou uma nova política contratual da Globo que, segundo ele, prejudica os autores da emissora. A principal queixa do ex-autor está relacionada à suposta exigência de contratos fixos de um ano para os escritores do departamento de dramaturgia, sem a garantia de pagamento integral caso o projeto não seja aprovado.
De acordo com as informações divulgadas pelo portal NaTelinha, a nova cláusula obrigaria os roteiristas a fazerem grande parte do trabalho sem remuneração, dependendo da aprovação final da direção e dos executivos da emissora para que o pagamento integral fosse liberado.
Em sua crítica, Braga se mostrou extremamente insatisfeito com essa situação. “Por que diabos alguém vai querer escrever novela nessas condições? Masoquismo? Fazer 90% do trabalho de graça contando com a sorte de cair nas graças de um ‘executivo’?”, questionou.
Ele também enfatizou que já estava fora desse “jogo” há muito tempo, dizendo que preferia “lamber meio-fio” a continuar trabalhando sob essas condições.
Além das críticas ao contrato, João Ximenes também descartou qualquer possibilidade de retornar ao trabalho na Globo. Quando um seguidor questionou se ele voltaria a escrever para a emissora, ele respondeu de forma enfática e direta: “Obrigado, mas prefiro a morte”.
João Ximenes Braga foi um dos autores responsáveis por “Lado a Lado” (2012), que conquistou grande reconhecimento, inclusive ganhando o prêmio Emmy Internacional de Melhor Telenovela. No entanto, sua relação com a Globo não foi das mais tranquilas nos últimos anos. Ele foi dispensado da emissora em 2016, após a novela “Babilônia”, que teve uma recepção morna pelo público e críticas negativas. Desde então, Ximenes se afastou da Globo e se distanciou das produções da emissora.