Ke Huy Quan tem história de vida marcada por superação: jornada dele é digna de filme

por | mar 14, 2023 | Celebs

“Dizem que histórias assim só acontecem em filmes. Eu não acredito que isso está acontecendo comigo”, declarou Ke Huy Quan, com os olhos cheios de lágrimas, ao receber a estatueta de melhor ator coadjuvante pelo longa “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” na cerimônia de 2023 do Oscar.

O discurso do ator foi, de longe, um dos momentos mais belos e impactantes do evento – e o que muita gente não sabe é que cada frase dita por ele no palco estava repleta de significados envolvendo sonhos, superação e muita perseverança.

Ke Huy Quan: vida e carreira do vencedor do Oscar

A história pessoal e profissional de Ke Huy Quan é, por si só, digna de filme. Nascido no Vietnã, o ator tinha apenas sete anos de idade quando deixou o país em um barco, no final dos anos 1970. Ele desembarcou com o pai em Hong Kong, enquanto a mãe e os três irmãos do ator seguiram para a Malásia.

Harrison Ford e Ke Huy Quan em
IMDB

Em 1979, a família se reuniu quando migrou para os Estados Unidos. “Nós éramos refugiados. Ninguém nos queria… Eles zombavam de nós quando estávamos na escola. Você pode imaginar o que isso faz com o estado mental de uma criança”, contou Quan em entrevista ao jornal britânico ” The Guardian“.

Aos 12 anos, ele fez um teste para participar do primeiro filme da saga Indiana Jones e, aprovado pelo diretor Steven Spielberg, fez sua estreia no cinema. Um ano depois, Quan interpretou Data, o garotinho “cientista” da aventura infantil “Os Goonies”. O ator mirim, no entanto, abandonaria a carreira artística no final dos anos 1990 por não conseguir encontrar mais trabalho.

Ke Huy Quan no filme
IMDB

“É sempre difícil fazer a transição de um ator infantil para um ator adulto, mas, quando você é asiático, isso é cem vezes mais difícil”, declarou ele ao jornal “Telegraph”, contando que só recebia convites para papéis pequenos e estereotipados – ou seja, que o colocavam sempre dentro de características caricatas relacionadas a asiáticos.

“Se você pegasse 100 roteiros, havia uma grande probabilidade de que nenhum deles apresentasse nenhum personagem asiático significativo. Na maioria das vezes, éramos o alvo da piada”, afirmou.

Ke Huy Quan em
IMDB

A vida de Quan só mudaria em meados de 2019, quando ele foi convidado para integrar o elenco de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Na época, o ator estava prestes a completar 50 anos de idade.

Ao jornal “Los Angeles Times”, Quan admitiu: “Foi preciso coragem para dar voz a esse sonho que tive, um sonho do qual tive de me afastar, e não achei que encontraria o caminho de volta”.

Em seu discurso no Oscar, Ke Huy Quan dedicou seu prêmio à mãe e ainda aproveitou para transmitir uma mensagem de superação e esperança.

Ke Huy Quan
PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images

“Minha mãe tem 84 anos e está em casa assistindo. Mãe, acabei de ganhar um Oscar! (…) Minha jornada começou em um barco. Passei um ano em um campo de refugiados e de alguma forma acabei aqui no maior palco de Hollywood”, disse o ator, concluindo: “Sonhos são algo em que você deve acreditar, quase desisti dos meus. Para todos vocês, por favor, mantenham seus sonhos vivos”.

Oscar 2023