Ainda que ter filhos após os 40 anos de idade não seja mais algo considerado “tardio”, boa parte das pessoas opta por formar famílias antes disso. Isso, porém, não é uma regra, e vários famosos mostram o quão especial pode ser a chegada de uma criança na maturidade. Conheça 8 exemplos:
8 famosos que adotaram filhos após os 40 anos
Luiz Fernando Guimarães
Luiz Fernando Guimarães e o marido, Adriano Medeiros, adotaram duas crianças em 2021. Na época, o ator tinha 71 anos, e Dante e Olivia especificamente pediram para ter dois pais, conforme contou ele em uma autobiografia lançada em 2022.
Os dois, que nasceram na Amazônia, são claramente a grande alegria dos pais, que vivem publicando registros em família e vídeos muito especiais dos dois sedo a verdadeira alegria da casa.
Maria Padilha
A atriz sempre sonhou em ser mãe e, aos 49 anos, decidiu adotar uma criança. Ao visitar um abrigo no Rio de Janeiro, ela conheceu o pequeno Manoel que, na época, tinha apenas cinco meses de vida.
Maria Padilha só conseguiu concluir o longo processo de adoção 1 ano e 7 meses depois do primeiro encontro com o filho – e, hoje, demonstra ter uma ligação linda com ele.
Astrid Fontenelle
Mesmo sem estar em um relacionamento amoroso, a apresentadora decidiu, sozinha, que ia ser mãe. Ela tinha 47 anos de idade quando adotou Gabriel ainda recém-nascido. Nascido na Bahia, o garoto tinha apenas 40 dias de vida quando chegou aos braços da mãe.
Astrid já revelou que o sonho de adotar uma criança era antigo, mas que ficou adormecido por um longo período. Antes de ter Gabriel, Astrid chegou a tentar engravidar, sem sucesso, por meio de inseminação artificial.
Madonna
A cantora já era mãe de dois filhos biológicos, Lola e Rocco, quando decidiu adotar o pequeno David Banda. Na época, ela já estava com 48 anos de idade.
Anos depois, Madonna ainda adotaria outras três crianças: Mercy James, Esther e Stella Mwale. Todos os filhos adotivos da famosa nasceram no Malawi, na África, país com uma das taxas de mortalidade infantil mais elevadas do mundo.
Regina Casé
A atriz tinha 35 anos quando deu à luz Benedita, fruto de seu relacionamento com o artista plástico Luiz Zerbini. Em 2013, aos 59 anos de idade, Regina adotou o pequeno Roque, que na época tinha apenas 4 meses de vida.
Sobre a experiência, a atriz conta que ela mesma se surpreendeu com o imediato amor que sentiu pela criança. “Achei que ia ser algo construído aos poucos, no dia a dia, mas não. No outro dia, já amava o Roque como amava Benedita”, revelou.
Gal Costa
Falecida em novembro de 2022, a cantora adotou Gabriel, seu único filho, quando já estava com 62 anos de idade, após uma vida inteira sonhando com a maternidade. Engravidar naturalmente, porém, era inviável para ela por questões físicas – e isso a fez ignorar a ideia de ser mãe por muito tempo.
O encontro entre mãe e filho aconteceu em um abrigo no Rio de Janeiro. Na época, o garoto tinha 2 anos de idade e, segundo Gal, foi amor à primeira vista. “Quando o vi, achei a cara da família do meu pai. Me encantei por ele. No dia seguinte, fui buscá-lo”, disse Gal em entrevista ao “Saia Justa” (GNT).
Glória Maria
A apresentadora, falecida em fevereiro de 2023, não tinha planos de ser mãe até conhecer Maria e Laura em um abrigo para crianças órfãs na Bahia. Apaixonada pelas duas, ela chegou a se mudar para o estado até que o processo de adoção fosse concluído – e, de forma impressionante, ela pôde até dar de mamar a elas.
Gloria Maria tinha mais de 40 anos quando adotou as meninas e, em entrevistas, afirmou que a maternidade foi “uma viagem fantástica” com a qual nunca ousou sonhar.
Elba Ramalho
A cantora já era mãe de um adolescente quando, aos 51 anos de idade, decidiu que iria aumentar a família. Ao longo dos anos, adotou três filhas: Maria Clara, Maria Esperança e Maria Paula.