Gena Rowland, que interpretou Allie mais velha em “Diário de uma Paixão”, também sofre com a doença de Alzheimer
Gena Rowland, atualmente com 94 anos, foi responsável por dar vida à Allie mais velha em “Diário de uma Paixão”, filme lançado em 2004. No longa, dirigido pelo filho da atriz, a protagonista sofre com a doença de Alzheimer, bem como Gena.
“Diário de uma Paixão”: atriz foi diagnosticada com doença
No aniversário de 20 anos de “Diário de uma Paixão”, Nick Cassavetes, diretor e filho de Gena, atualizou o estado de saúde da mãe. Na época das gavações, Nick fez questão de colocá-la no papel de Allie mais velha.
O filme acompanha a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940, se conheceram em parque de diversões. Contudo, foram afastados pelos pais dela.
De acordo com Nick, em relato ao Entertainment Weekly, Gena, que interpreta a protagonista Allie mais velha e vive com a doença de Alzheimer, adquiriu a condição na vida real.
“Consegui que minha mãe interpretasse a Allie mais velha, e passamos muito tempo conversando sobre Alzheimer e querendo ser autênticos com isso, e agora, nos últimos cinco anos, ela teve Alzheimer. E é tão louco, nós vivemos isso, ela atuou e agora é por nossa conta”, declarou o diretor.
No romance, Allie, eventualmente, vai parar em uma casa de repouso, quando Duke, interpretado por James Garner, narra sua história de amor para a companheira, em uma tentativa de fazê-la recuperar sua memória.
O que é a doença de Alzheimer
A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, bem como pelo comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos, além de alterações comportamentais.