Os últimos capítulos de “Pantanal” contam com a morte trágica de Tenório (Murilo Benício), em vingança de Alcides (Juliano Cazarré), quando é ferido pelo peão e arrastado por uma sucuri para o rio. A despedida vai parecer um pouco sem explicação para a famílai do grileiro, mas Marcelo (Lucas Leto) logo descobre que o pai era um criminoso. Entenda!
Família de Tenório descobre crimes do vilão no fim de “Pantanal”
Ao ficarem sem uma resposta sobre a morte de Tenório, Marcelo comenta com Guta (Julia Dalavia) que deve ter coisas que não sabem por trás do atentado, pouco tempo depois do nascimento do bebê do casal.

Enquanto o ressentimento toma conta dos corações dos filhos e de Zuleica (Aline Borges), Zaquieu vai até a fazenda vizinha e conta das atrocidades que o vilão cometeu, especialmente com Alcides (Juliano Cazarré).
No meio dessa confusão, Marcelo vai até Campo Grande, onde puxa a ficha criminal do pai, confirmando que se tratava de um pistoleiro, disposto a tirar quem fosse do caminho por ambição e poder.

Renato (Gabriel Santava) vai optar por se vingar de Zaquieu, que assume a autoria do assassinato, mas Marcelo impede ao confrontá-lo com a verdade: “Eu estou sabendo da história do pai, eu estou sabendo de tudo”.
“Ele é exatamente aquilo que a gente pensava que fosse: um grileiro, um aproveitador, um latifundiário improdutivo. Ele teve o mesmo fim que ele deu a tantas pessoas. Infelizmente, essa é a verdade”.
