“Mais Você” vira polêmica com homenagem à cultura japonesa: gerou desconforto ao vivo

Uma homenagem do “Mais Você” para celebrar a véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa no Brasil virou polêmica entre telespectadores, quando um funcionário branco fez o papel de um oriental, durante o matinal desta quinta-feira (17).

A imitação acabou gerando muito desconforto entre a repórter, Juliane Massaoka, descendente de japoneses, mas também entre quem assistia, já que reforçou estereótipos preconceituosos de nossa sociedade: “Que vergonha”. Entenda o que rolou!

Homenagem do “Mais Você” aos japoneses termina em polêmica

O “Mais Você” fez uma matéria especial para a véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa no Brasil e Juliane foi a encarregada de visitar o bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, de onde falava com Ana Maria.

A apresentadora fez uma intervenção para avisar que tinha uma surpresa para a repórter e chamou um funcionário, encarregado da performance, para o estúdio. O homem surgiu vestido de samurai e reproduziu estereótipos atribuídos aos japoneses no Brasil, como trocar a letra R pela L.

“Eu quero te fazer uma homenagem e é pra você. Eu tenho um samurai aqui, vestido adequadamente pra combinar com você. E fala como [japonês] é uma coisa fantástica. Fala como samurai, não é?”, anunciou. “Bom dia, Ana ‘Malia Blaga’, tudo bom?”.

Ana Maria continuou dando risada da forma de falar do samurai fake e, de imediato, gerou comentários negativos nas redes sociais, uma vez que a atitude sustenta o estereótipo de que todos os japoneses falam assim, algo extremamente ofensivo que os imigrantes enfrentam em terras brasileiras.

A repórter tentou disfarçar e prosseguir com a interação: “Bom dia, Zu, tudo bom? Saudade. Saudade de você, Zu, tá na minha tela. Liberdade?”. “O bom é que o William é pau pra toda obra, ele funciona de japonês, de italiano. Qualquer imigração que ele for falar ele tá por dentro, tá a caráter”, desviou a jornalista.

Assista ao vídeo:

Além de ter gerado um debate por sustentar esse tipo de preconceito, o “Mais Você” foi alvo de críticas por ter usado o recurso de yellowface, uma forma de maquiagem teatral usada por artistas brancos para representar uma pessoa com etnia Leste Asiática ou Neo Oriental, algo que é considerado uma prática racista.

O assunto ganhou muita repercussão e cada vez mais telespectadores foram às redes sociais manifestar toda sua indignação com o matinal e com a postura de Ana Maria, reforçando, mais uma vez, o fato de o programa ter cometido um ato xenofóbico ao se referir aos japoneses no Brasil.

https://twitter.com/joaouchoa/status/1405510691889594374

“Mais Você” na Globo