De volta às novelas após 22 anos, Selton Mello enfrenta novo desafio com Dom Pedro II

“Nos Tempos do Imperador”, novela das 18h da TV Globo, é bastante significativa para a carreira de Selton Mello: a obra marca o retorno do ator para as novelas. A última participação do artista em um folhetim foi em 1999, há 22 anos, em “Força de Um Desejo”. Desde então, Selton focou em trabalhos no cinema e em séries – que foram ao ar tanto na TV, quanto no streaming.

E o desafio para o ator é grande. Ele interpreta ninguém menos do que o protagonista da trama, Dom Pedro II – um personagem importante na história do Brasil e nunca antes explorado nas novelas.

Selton Mello enfrenta desafio com Dom Pedro II

Diferentemente de Dom Pedro I – que já foi interpretado por Caio Castro (em “Novo Mundo”), Tarcísio Meira (em “Saramandaia”) e Marcos Palmeira (em “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”) –, Dom Pedro II se mostrou uma tela em branco a Selton Mello. Isso porque o ator não teve muitas referências para compor o personagem e se surpreendeu com o que aprendeu sobre a figura histórica.

“O que me moveu a fazer [a novela] foi o personagem. Gostei de não ter o peso de um outro ator como referência. Pedro II muito importante na história do Brasil e não foi explorado”, contou Selton durante um bate-papo com a imprensa no qual o VIX participou.

Para se preparar para “Nos Tempos do Imperador”, o ator mergulhou em livros e biografias. E o que mais chamou sua atenção foi o fato de quase todas as obras não terem respostas para muitas questões.

“Gostei muito do que eu não li, do que estava nas entrelinhas. E a Thereza Falcão e o Alessandro Marson [criadores e escritores] seguiram na mesma pegada, de levantar mais perguntas do que respostas. Isso cumpre o papel da arte, que é levar entretenimento e reflexão ao público”, disse Selton.

“Eu não me lembrava, da época da escola, de tantos detalhes da história de Dom Pedro II. Quando li alguns capítulos da trama fiquei intrigado… É um personagem que me deixa bastante encafifado sobre o que ele estaria pensando ao viver ou dizer certas coisas”, revelou o ator.

A responsabilidade de interpretar uma figura tão importante em seu retorno para as novelas fez o ator relembrar o seu começo de carreira, na década de 1980 – quando atuou em sua primeira novela, “Braço de Ferro” (1983).

“Estou fazendo um Dom Pedro II possível, usando a minha sensibilidade e o meu não conhecimento. E estou emocionado porque comecei criança. E em algum lugar me identifico com esse cara”, afirmou Selton.

Mais sobre “Nos Tempos do Imperador”