Petra (Debora Ozório) vai conseguir mobilizar um exército de aliados contra Dirceu (Eriberto Leão) em “Terra e Paixão”. A mocinha reúne um time de peso, além de Graça (Agatha Moreira), para desmascará-lo e colocá-lo na cadeia nos próximos capítulos da novela, fazendo com que pague por ter abusado dela na infância.
Petra consegue aliados contra Dirceu em “Terra e Paixão”
Depois que Dirceu chega à Nova Primavera, Petra começa a ter lembranças nítidas do seu trauma, conseguindo o apoio de Graça para observá-lo, quando impede que faça uma nova vítima.
.png.jpg)
Percebendo uma grande tensão no casamento de Lucinda (Débora Falabella), Anely (Tata Werneck) e Flor (Letícia Laranja) concordam em se unir a Petra, Graça e Luigi (Rainer Cadete) para desmascarar Dirceu.
Logo após firmar aliança, Petra se assusta quando Dirceu tenta entrar em seu quarto, momento que o tio tenta argumentar com Irene (Gloria Pires) e Antônio (Tony Ramos) que ela não está bem para se livrar.

Entrando também para o grupo, Marino (Leandro Lima) combina com Petra, Anely, Graça, Flor e Luigi como devem montar a armadilha para atrair Dirceu, usando a filha de Antônio como isca.
Seguindo instruções do delegado, Petra atrai Dirceu para a beira do rio, quando o tio confessa toda crueldade que cometeu contra ela quando ainda era criança, sendo preso em flagrante por Marino.