22 famosos que já chegaram a passar fome ou morar na rua: hoje são inspiração

Muitos famosos, brasileiros e internacionais, que você nem imaginava, passaram fome ou moraram nas ruas, na época em que a fama ainda não tinha os alcançado, fazendo de tudo que precisavam para sobreviver às dificuldades. Hoje, ao compartilhar suas histórias, são considerados fontes de inspiração, dando uma volta por cima extraordinária. O VIX separou uma lista que inclui grandes celebridades. Confira!

Famosos que passaram fome ou moraram na rua

Ana Maria Braga

Uma das apresentadoras mais bem sucedidas da TV, Ana Maria Braga sofreu muito até se tornar famosa, com problemas que começaram já na infância. Em entrevista ao “Lady Night”, a famosa afirmou ter sofrido com a rigidez do pai. “Me colocou em um internato, mas eu saí de casa bem nova”.

A decisão de deixar a família fez com que passasse fome durante um tempo e, até hoje, tenta manter a geladeira cheia para que não falte mais nada. “Cheguei até a passar fome depois que deixei a família. Hoje em dia gosto da geladeira da minha casa sempre cheia. Só quem já não teve o que comer sabe o que é isso”.

Quando já tinha filhos, Ana trabalhava como executiva na Editora Abril, mas perdeu o emprego de uma hora para a outra, chegando a racionalizar até mesmo papel higiênico dentro de casa. “Era aniversário do pai dos meus filhos, e a gente estava comemorando mal e porcamente com um bolinho. Eu media papel higiênico na época para saber quanto ia durar”, contou no “Conversa com Bial”.

Chris Pratt

Chris Pratt morava em uma van antes de ficar famoso. É isso mesmo! Um dos maiores galãs de Hollywood revelou que era um sem-teto antes de se transformar em um ator de sucesso e dormia em um veículo com o desenho do Scooby Doo depois se mudar para Maui, no Havaí, em busca de oportunidades.

Deixando a escola para trás com 17 anos, Chris enfrentou dificuldades financeiras, já que não tinha dinheiro algum, chegando a dormir também em bancos de praças. A sorte sorriu para ele quando estava fazendo um bico como garçom e chamou a atenção de um recrutador que procurava novos talentos.

Em entrevista, o astro declarou que Maui era um lugar encantador para um sem-teto e que aproveitava a vida bebendo e fumando com os amigos, guardando boas recordações desse momento, apesar de difícil. Chris foi escalado para o filme “Cursed Part 3”, em 2000, quando deixou essa vida para trás.

Cristiane Amorim

O início da carreira de Cristiane Amorim foi bem conturbado. Depois de mudar de Salvador para o Rio de Janeiro, em busca de oportunidades como artista, a famosa se alimentava somente com um pão algumas vezes, precisando dividir metade entre almoço e jantar, conforme contou ao portal UOL.

Nas palavras da atriz, “era uma fase difícil”. “Já tive de comer um pão de manhã porque tinha de guardar o outro para comer à noite. De comer arroz e feijão e não ter carne durante alguns meses. Mas isso foi por eu ter escolhido vir para o Rio. Por sair de Salvador, de um mercado onde eu já trabalhava, me sustentava como atriz. Tive que vir para cá tentar crescer na carreira. Quando se chega em outra cidade e você não é ninguém, fica meio sem valor”.

Cristiane teve que dar um passo para trás e se sujeitar a qualquer trabalho que aparecesse para viver na capital carioca. A atriz chegou a trabalhar em uma loja, bar e até foi pesquisadora. “Sempre ganhava muito pouco. Só para pagar um quarto em Copacabana e comida. Passei por essa dificuldade com orgulho, sou determinada. Faço qualquer coisa para investir na carreira”.

Daniel Craig

Mais conhecido pelo papel de James Bond, Daniel Craig nasceu em uma família relativamente bem estruturada, mas passou por problemas antes de ver sua carreira alavancar, quando ainda era muito jovem e não tinha atuado em nenhuma produção, o que dificultou o processo, assim como para muitos outros.

Disposto a perseguir o sonho de ser ator, Daniel se mudou para Londres em busca de oportunidades, mas a falta de emprego foi pesando, obrigou o ator a trabalhar como garçom e, em 2005, ele estava dormindo em bancos de praça, já que o ganhava não era suficiente para pagar o aluguel de um quarto.

Gil do Vigor

Gil do Vigor passou do anonimato para a fama mais recentemente, em 2021, quando conquistou o povo brasileiro. Humilde, o ex-BBB já chegou a morar na rua, sem dinheiro para comprar comida, valorizando muito a educação como forma de crescer na vida.

“Cheguei a ficar nas ruas, e é um sentimento muito ruim você olhar para as pessoas e não saber como vai comer, como vai chegar a algum lugar e a perspectiva que a gente tem do futuro… Hoje, eu nem acredito no que eu vivo”, declarou ao Gshow.

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima enfrentou dificuldades que ninguém imagina antes da fama. O cantor passou muita fome e sede antes de se tornar famoso. “Eu já passei fome, já passei sede e sei o que é não ter uma moradia direito”, comentou, durante uma transmissão ao vivo.

Nessa mesma época, a casa onde vivia com a família pegou fogo, obrigando o cantor a se mudar para debaixo de uma árvore. “Eu era muito novo, a gente morou três meses debaixo do pé de manga, as pessoas levavam arroz e feijão para a gente comer”, detalhou em entrevista ao “Hora do Faro”.

“Tudo que a gente fazia, banho era no rio, no córrego. A gente nunca teve oportunidade das coisas, outra saída que tinha era tentar outra profissão, já que eu tinha vocação para cantar”, explicou o cantor, que, literalmente, fugiu de casa, aos 9 anos. “Um dia eles foram lá na fazenda e me viram cantar”.

Halle Berry

Halle Berry arriscou tudo para ser atriz e chegou a viver como uma “sem-teto” por meses. Aos 23 anos, a estrela deixou para trás sua casa, sua família e se mudou para Nova York com quase nada de dinheiro. Três meses depois, não tinha mais onde morar, procurando abrigos para pessoas em situação de rua.

A mãe era contra sua decisão e se recusou a ajudá-la nessa fase de pouco recurso. “Eu liguei para minha mãe e pedi para ela me mandar algum dinheiro e ela disse não. Fiquei um ano sem falar com ela porque eu estava muito chateada por ela não ter me ajudado”, contou em entrevista à People.

A atriz passou de abrigo em abrigo até achar uma saída, sem conseguir nada na sua área dos sonhos, optando por trabalhar como garçonete para pagar as contas, até ser chamada no mesmo ano para atuar na série “Living Dolls”. “A vida de abrigo foi parte de processar tudo por um minuto até que eu pudesse conseguir um emprego”.

Hilary Swank

Mais uma atriz bem sucedida hoje em dia, Hilary Swank teve que ralar para conseguir ter um salário digno. Quando tinha apenas 15 anos, seus pais se separaram e a famosa foi morar com a mãe em Los Angeles, fazendo do carro sua nova hospedagem.

Desde cedo, Hilary começou a fazer vários e vários testes em busca de um papel que pudesse ajudar sua família. A atriz também chegou a morar dentro de uma casa à venda, com a condição de que passasse o dia inteiro na rua, algo que teve que acatar.

“O lugar de onde eu vim não é algo de que me esqueço. É algo que me ajuda a valorizar o que tenho hoje”, declarou, em entrevista ao Mail Online. Com o passar do tempo, a atriz conseguiu ressignificar sua trajetória como de muita força e superação.

Jennifer Lopez

Antes de se tornar uma das celebridades mais conhecidas no mundo todo, Jennifer Lopez decidiu sair de casa carregando apenas a roupa do corpo, aos 18 anos, quando teve a certeza de que queria tentar uma carreira artística, em um primeiro momento como dançarina, ainda que não tivesse o total apoio de seus pais.

Chegando a morar na rua, a atriz pediu abrigo no estúdio de dança que frequentava, dormindo no sofá por meses. Durante vários dias, sua única refeição era uma fatia de pizza, mas JLo não desistiu, sendo convidada para trabalhar como dançarina na Europa, agarrando a oportunidade, mesmo com receio.

De volta aos EUA, participou da série “In Living Color” e conquistou o mundo como uma Fly Girl. Tudo isso em menos de um ano. JLo nunca mais precisou voltar para a casa dos pais ou passar necessidade, ficando conhecida em toda Hollywood, algo que abriu portas para que tivesse sua independência financeira.

Jim Carrey

Jim Carrey já morou em uma van com toda a sua família e não tinha dinheiro para comprar comida antes de ganhar notoriedade com os filmes “O Máscara” e “Ace Ventura”, ambos em 1994. O ator vivenciou os piores momentos durante a sua infância e cresceu sem ter muitos recursos como atualmente.

O ator deu mais detalhes em entrevista ao “Inside The Actors Studio”. “Meu pai era um músico que arranjou um “trabalho normal” para sustentar a família. Quando ele perdeu este trabalho, tudo desmoronou. Nós fomos de “classe média-baixa” para a pobreza. Morávamos em uma van”.

Sem alternativa, Jim precisou abandonar a escola, aos 15 anos, algo que certamente refletiu em seu psicológico até se tornar famoso. “Desisti da escola aos 15 anos para começar trabalhar como zelador e ajudar a sustentar a família. Eu andava com um taco de basebol no meu carrinho, eu estava tão bravo que queria espancar alguém”.

João Kleber

Quando tinha 17 anos, João Kleber chegou a morar na rua e a dormir na areia da praia, no Rio de Janeiro, antes de conseguir seu primeiro emprego. O famoso se mudou de São Paulo para a cidade carioca atrás de oportunidades. “Não tinha onde ficar”, lamentou em entrevista ao “Pingue-Pongue com Bonfá” no YouTube.

A situação só não ficou mais crítica porque Helô Pinheiro, comovida com sua condição, o tirou da rua e ofereceu abrigo temporário em sua casa, localizada em Ipanema, região nobre do RJ. “A mãe dela morava em Ipanema, o irmão dela estava viajando e eu dormi no quarto do irmão dela”.

Determinado, João conseguiu se apresentar para a direção da Globo, conquistando sua primeira oportunidade. “Eu me fixei na Globo como roteirista, já ganhava cachê, não era contratado. Aí eu aluguei uma vaga, eu dormia num quarto de empregada de uma casa em Copacabana. Até que eu fui seguindo a carreira e conquistando as coisas. Por isso que dou muito valor a patrimônio, imóveis, porque eu não tinha onde viver”.

Kelly Clarkson

GettyImages

As dificuldades financeiras tomaram conta da vida de Kelly Clarkson quando ainda não era famosa e decidiu se mudar para Los Angeles. O seu primeiro apartamento no local pegou fogo e a cantora perdeu literalmente tudo que tinha.

Sem dinheiro algum, Kelly precisou dormir no carro, já que o imóvel foi, literalmente, destruído pelas chamas. Nessa mesma fase, a cantora precisou viver em vários abrigos para moradores de rua, sem conseguir oportunidades de trabalho.

A situação ficou tão crítica que Kelly chegou a voltar para sua cidade, no Texas, onde teria mais conforto. A vida da cantora só mudou quando recebeu o convite para fazer parte do “American Idol” em 2002, programa responsável por lançá-la para a fama.

Klebber Toledo

Há mais de uma década na Globo, Klebber Toledo já teve que racionar comida para não ficar sem alimento, na época em que ainda não era famoso e sonhava em ser jogador de vôlei. Com apenas 15 anos, o ator saiu do sítio dos pais, no interior de São Paulo, para tentar a vida sozinho na capital.

As dificuldades não demoraram para aparecer e Klebber se viu sem ter o que comer a longo prazo. “O pessoal olha para mim e acha que tenho carinha de playboy, mas passei por muita coisa. Não ganhava quase nada para jogar, passei fome, fiz bico em vários lugares para me manter”, revelou ao jornal O Globo, em 2013.

O ator dividia apartamento com outros jovens, também passando sufoco, optando por trancar sua comida com cadeado para não ficar sem. “Quando fui morar em São Paulo, dividia apartamento e, como todo mundo passava necessidade, guardava comida com cadeado para os outros não pegarem”.

Latino

Latino nunca teve nada de mão beijada e, em suas palavras, já passou por poucas e boas nessa vida ao lutar por uma carreira artística do zero. O cantor foi expulso de casa pelo pai, que não apoiava a profissão, chegando a morar debaixo de um viaduto nas ruas do Rio de Janeiro.

“Eu só pensava em música e ele me achava um vagabundo”, entregou ao Extra. “Peguei minhas trouxas e fui morar na rua. Dormi embaixo do viaduto do Méier por pouco mais de um mês. Tomava banho no chafariz da pracinha, dava uma de flanelinha, lavava táxis para faturar uma merreca e conseguir lanchar”.

O famoso acabou sendo acolhido pela tia, mas dividia quarto com outros seis primos, algo que chama de sufoco. Até conseguir fazer sucesso por conta própria, Latino fez um pouco de tudo, trabalhando até como ambulante. “Eu e meu primo botávamos o isopor nas costas e íamos para Copacabana vender cerveja, refrigerante e água no réveillon”.

Mauricio Destri

Mais um jovem sonhador, Mauricio Destri fez como outras celebridades dessa lista e largou tudo para tentar uma carreira de ator em São Paulo, onde as oportunidades, aparentemente, eram mais atrativas, morando de favor e tendo que fazer vários bicos para ter o que comer no começo e no final do dia.

O ator chegou a entregar panfletos e trabalhar como garçom para não passar mais fome. “Tive momentos difíceis, sem grana para comer. Quis voltar para casa, mas tinha uma esperança absurda. Liguei para um professor e falei que não tinha para onde ir”, contou em entrevista ao jornal Extra.

A estadia durou oito meses e, apesar de cada obstáculo que foi aparecendo, Mauricio não quis desistir. “Entendi que fazia parte de mim atuar, mas para isso era preciso comer, ter casa”. Enquanto trabalhava como garçom, o ator foi notado pelo produtor de elenco Luciano Rabello e fez um teste para “Cordel Encantado”, em 2011, abrindo espaço na TV.

Pabllo Vittar

Pabllo Vittar sempre soube que queria a fama, mas até o sucesso, passou por muita coisa. A drag queen mais conhecida do Brasil no momento viu a mãe tendo que se desdobrar para criar três filhos sozinha com um salário modesto de técnica de enfermagem.

Perseguindo seu sonho, Pabllo se apresentava nas ruas da periferia de Caxias, no interior do Maranhão e, quando começou a ter seu talento reconhecido, trocava shows por fatias de pizza para ter o que comer, até que tudo foi se ajeitando.

Seu Jorge

Seu Jorge cresceu em uma favela em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, se tornando vítima da violência anos mais tarde, quando perdeu o irmão em uma chacina na favela do Gogó da Ema, onde morava com a sua família na época, o que o levou a sair de casa, aos 19 anos, morando na rua.

O ator ficou 7 anos nessa situação e teve que aceitar trabalhos muito diferentes dos que sonhava em ter, fazendo bicos de marceneiro, borracheiro, office-boy e também servindo no Exército, com a finalidade de poder se sustentar e não passar mais fome.

“Queria ser músico e vi no Exército uma oportunidade. Fui soldado corneteiro”, contou durante o “Programa do Jô”. A vida de Seu Jorge só começou a ir para a frente quando acabou sendo descoberto pelo clarinetista Paulo Moura, conquistando oportunidades de mostrar o seu talento e ter uma moradia.

Simone e Simaria

Simone e Simaria enfrentaram dificuldades desde cedo e ninguém diria que as coleguinhas chegariam tão longe. As irmãs perderam o pai quando ainda eram pequenas, lidaram com a pobreza, moraram em um barraco de madeira e foi justamente uma promessa que fizeram para o homem que as criou que fez delas famosas.

Ainda crianças, as sertanejas partiram de Ubaí, na Bahia, para tentar a vida no garimpo, onde o pai também trabalhava. “Foi muito triste nossa infância com nossos pais. Minha mãe sofreu muito com meu pai. A gente não tinha nada na vida, estávamos ali tentando achar uma pedra”, relembrou Simaria, em entrevista para a rádio “O Dia”.

Antônio, que deu vida às meninas, sofreu um infarto e as deixou. Na época, Simone tinha 9 anos e Simaria quase 11. A família teve que enterrar o pai como indigente e as coleguinhas juraram honrá-lo quando tivessem dinheiro, mas enfrentaram muito perrengue até essa virada, que aconteceu no fim dos anos 90, voltando para a Bahia para morar com a avó.

Sylvester Stallone

Sylvester Stallone só ficou famoso depois de dar vida para o Rocky em 1976, mas antes disso sofreu muito, chegando até a morar na rua. O ator optou por se alojar em um terminal de ônibus por não ter mais dinheiro para o aluguel do seu apartamento em Nova York e dormiu lá, sem nenhuma estrutura, por três dias.

A situação foi ficando tão crítica que Stallone não tinha nem mesmo o que comer e nada para dar para o seu cão, optando por vendê-lo por US$ 25 em uma loja bebidas, sem condições de cuidar do seu mascote. Segundo o ator, aos prantos com a decisão, esse foi um dos momentos mais sofridos de toda a sua vida.

Nessa mesma época, uma luta entre Mohammed Ali e Chuck Wepner inspirou Stallone a escrever o roteiro de “Rocky”, trabalhando mais de 20 horas seguidas no filme. Quando recebeu uma proposta para vender a ideia, o astro exigiu ficar com o papel principal, mas o estúdio se recusou, dizendo que queria “uma estrela de verdade”, voltando atrás depois.

Thaila Ayala

Thaila Ayala hoje é uma celebridade bem influente, mas muitos não conhecem sua real história. A artista cresceu na roça, brincou em lixão e fugiu de casa aos 15 anos para realizar o sonho de ser atriz, perdendo o pai aos 17, quando decidiu tentar carreira em São Paulo, chegando a morar na favela.

“Minha amiga tinha um parente que morava em uma favela em Diadema, fomos para lá. Fiquei um mês, e foi uma época bem ruim, pensei até em desistir”, contou em entrevista à Marie Claire, onde relata ter sofrido com dificuldades financeiras, ficando até sem ter o que comer nas refeições.

“Quando o dinheiro começou a acabar, eu não tinha como comprar o que comer, a minha amiga dividia as coisas dela comigo. A partir daí, passei a colocar prazo para as coisas acontecerem. E elas começaram a acontecer”. A famosa conseguiu um emprego na Globo em 2007 para atuar em “Malhação” e conseguiu se estabelecer.

Valesca Popozuda

Valesca Popozuda é mais uma famosa de passado humilde, crescendo em comunidades pobres, até que arrumou um emprego como frentista para poder comprar comida e outros itens essenciais, onde permaneceu durante 11 anos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Fazendo sucesso na periferia, Valesca arriscou tudo para fundar o grupo Gaiola das Popozudas, em 2002, algo que se mostrou um tiro certeiro. A cantora se destacou tanto entre as integrantes que teve oportunidade de seguir carreira solo e nunca mais passou necessidade.

Mundo dos famosos