Não é segredo para ninguém que assiste “Nos Tempos do Imperador” que Dumas (Marcelo Valle) olha para a Condessa de Barral (Mariana Ximenes) com outros olhos. Nos próximos capítulos, o general vai ficar bem abalado quando Luísa comunica uma decisão que tomou depois de terminar tudo com Dom Pedro II (Selton Mello).
Luísa deixa Dumas balançado em “Nos Tempos do Imperador”

Tudo começa quando Luísa, enciumada com a aproximação de Pedro e Teresa (Letícia Sabatella), passa a viver conflitos com o monarca, sendo acusada até de ter manipulado Isabel (Giulia Gayoso) na escolha do pretendente.
Depois de romper definitivamente com o amante, afirmando que não aguenta mais, Luísa desabafa com Dumas. A Condessa chega também a dizer para Pedro que sente saudade do filho e não está suportando lidar com o fardo de ter largado tudo para trás.

Durante a conversa com o general, Luísa o comunica que tomou uma decisão para priorizar o seu futuro: voltar para a França. Por gostar bastante dela, Dumas fica abalado, assim como Pedro, que pede para terem uma última noite juntos.
Luísa vai parecer bem certa de sua decisão, mas o aumento da tensão entre Pedro e Solano (Roberto Birindelli), general do Paraguai, faz com que fique dividida, aconselhando o amante a evitar uma guerra, o que não dá certo.
