Antes secundário na trama da novela, Ramiro de “Terra e Paixão” ganhou o coração do público, fazendo com que o ator Amaury Lorenzo conquistasse muito em pouco tempo.
Pela trama, ele recebeu o título de ator revelação no Melhores do Ano da Rede Globo em 2023 – e muita gente não sabe, mas apesar de esta ser o primeiro papel de destaque do galã em uma novela, sua carreira tem décadas.
Saiba mais sobre a vida e a carreira de Amaury Lorenzo:
Quem é Amaury Lorenzo: carreira e mais
Ramiro de “Terra e Paixão” é o papel de maior destaque na carreira de Amaury Lorenzo, mas o que nem todo mundo sabe é que o ator está longe de ser estreante. Além de já ter participado de mais de 30 montagens teatrais, ele já atuou em várias produções na televisão, acumulando 25 anos de carreira.
Amaury Lorenzo nasceu no interior de Minas Gerais e é filho de um caminhoneiro e de uma dona de casa. Em entrevista ao jornal “O Globo”, o artista contou que pediu ao pai para entrar em uma escola de balé aos 8 anos de idade, após ver um filme sobre dança que o deixou encantado.
Foi nessa época, inclusive, que o ator experimentou um de seus primeiros desafios na vida pessoal: aprender a lutar contra preconceitos para seguir seus sonhos. Nas redes sociais, Amaury revelou que, quando era criança, chegou a sofrer violência por causa de sua escolha artística.
Ao falar sobre ameaças de morte que recebeu após ganhar o troféu no Melhores do Ano e seu breve afastamento das redes sociais, o artista desabafou:
https://www.instagram.com/reel/Cw_sblCrI_h/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
“Para a criança Amaury que, aos 9 anos, tomou um tiro [de chumbinho] nas costas por estudar balé. Para o artista Amaury, que como muitos, precisou optar entre comer ou morar, ou nenhum dos dois. Para o homem preto Amaury que continua sendo invisibilizado e constantemente ouvindo que não é preto. Para o homem LGBTQIAi+ Amaury que já viu a morte de frente inúmeras vezes pelo simples fato de ser quem eu sou. Por tudo isso. Para o Amaury, uma ameaça de morte não tem mais força”.
Quando tinha 15 anos de idade, o intérprete de Ramiro se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar em companhias de dança e, ao longo da trajetória, sentiu vontade também de estudar teatro.
Hoje, além de ator e bailarino, Amaury Lorenzo ainda é roteirista e diretor de cinema, e professor na Oficina Social de Teatro e na Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia, escolas de formação onde dirigiu mais de 20 espetáculos teatrais.
Na TV Globo, Amaury esteve no elenco das novelas “Pega-Pega”, “A Força do Querer”, “O Outro Lado do Paraíso”, “Espelho da Vida” e “A Dona do Pedaço”. O ator ainda esteve em folhetins da Record TV, como “Milagres de Jesus”, “O Rico e o Lázaro”, “Apocalipse” e “Terra Prometida”.