
Nas décadas de 1930 e 1940, foram várias as pessoas que lutaram contra o nazismo na Alemanha, como a brasileira Aracy de Carvalho, conhecida como o Anjo de Hamburgo. Entre elas, também estava Stanisława Leszczyńska: uma médica polonesa que arriscou a vida durante a 2ª Guerra Mundial para salvar mulheres grávidas e crianças em um campo de concentração.
A incrível e inspiradora história da parteira, que também é conhecida como “Anjo de Auschwitz”, virou filme. O longa-metragem está disponível gratuitamente no nosso streaming, o VIX Filmes e TV. Saiba mais sobre a vida de Stanisława abaixo.
https://www.vix.com/tv/watch/movies/angel-auschwitz_pt/1/1″>Filme “O Anjo de Auschwitz” online e grátis
https://www.vix.com/tv/watch/movies/angel-auschwitz_pt/1/1″>
A trama de “O Anjo de Auschwitz” acompanha Stanisława Leszczyńska, uma parteira polonesa que, depois de ser feita prisioneira pelos nazistas, é recrutada por um médico para trabalhar no hospital como sua ajudante. Quando descobre experimentos terríveis feitos pelo doutor — especialmente em mulheres grávidas e crianças—, ela decide salvar o máximo de vidas possíveis nos campos de concentração.
O longa-metragem está disponível gratuitamente no nosso streaming, o VIX Filmes e TV. A plataforma está disponível via web, em aplicativos para celular (via App Store e Google Play), e em aparelhos de TV conectada (como Roku, ChromeCast, Apple TV e Amazon Fire Stick).
Não é necessário nenhum cadastro ou assinatura para baixar. Para acessar a plataforma na web, basta acessar www.vix.com/tv em qualquer lugar do mundo.
Você também pode assistir “O Anjo de Auschwitz” diretamente no player abaixo:
Qual é a história do Anjo de Auschwitz?

Conhecida como “Anjo de Auschwitz” ou “Parteira de Auschwitz”, Stanisława Leszczyńska nasceu em 1896, na Polônia, e tornou-se médica após se formar na Universidade de Varsóvia, em 1922. Casou-se apenas uma vez, com Bronisław Leszczyńska, com quem teve quatro filhos.
Depois da invasão alemã na Polônia em 1939, a casa da família Leszczyńska ficou na mira dos nazistas. Na época, Stanisława e seu marido ajudavam os judeus com alimentos e documentação falsa. No entanto, a Gestapo (polícia secreta oficial da Alemanha Nazista) descobriu o esquema e capturou a mulher e seus três filhos mais novos — o mais velho conseguiu fugir com o pai.
Stanisława foi separada dos filhos e enviada para um campo de concentração nazista. Quando chegou ao local, se deu conta de que as mulheres grávidas eram assassinadas e que nem os bebês eram poupados. Ela, então, resolveu agir: após ser recrutada para ajudar um dos médicos, conseguiu salvar a vida de diversas mães e crianças.
Stanisława permaneceu no campo até a sua libertação pelas tropas soviéticas, em janeiro de 1945. Os seus três filhos mais novos, que foram prisioneiros na Áustria, também sobreviveram à guerra.