Nos próximos capítulos de “Nos Tempos do Imperador”, Pilar (Gabriela Medvedovski) vai viver o pior da guerra, depois que se candidata para socorrer os doentes e feridos do confronto, acabando sequestrada por Solano López (Roberto Birindelli) ao entrar em território inimigo. A mocinha chega a ser ameaçada até por Elisa (Lana Rhodes) e vive momentos de puro terror.
Pilar vive momentos de terror na guerra em “Nos Tempos”
Pilar vai trabalhar no hospital de campanha, junto com Ana Néri (Cyria Coentro), mas a sua verdadeira intenção é ficar perto de Samuel (Michel Gomes). Depois de encontrá-lo uma vez, a médica comemora quando a colega consegue transferência.

Trabalhando mais perto do exército de Caxias (Jackson Antunes), Pilar e sua equipe são rendidos por soldados paraguaios. A mocinha fica aterrorizada e consegue fugir, mas acaba indo parar no acampamento do próprio Solano.
O general vai obrigá-la a cuidar dos doentes do Paraguai e Pilar se vê sem escolha. A mocinha vai ouvir o líder comentar sobre um amigo brasileiro, mas é ameaçada por Elisa para ficar quieta, de forma a não levar informações privilegiadas para fora.

Dissimulado, Solano chega a debochar que ganhou uma escrava, reforçando que isso é comum no Brasil, o que deixa Pilar fora de si. Sem alternativa, a mocinha cumpre todas as ordens do general, mas acaba assediada por ele.
O rival de Dom Pedro II (Selton Mello) tenta agarrar a médica com o pretexto de estar sentindo uma dor. A sorte é que Elisa, de olho nas intenções dele com a prisioneira, flagra a cena e promove um verdadeiro escândalo com o marido.
