https://www.vix.com/tv/watch/movies/love-phillip-morris_pt/1/1″>
“O Golpista do Ano”, protagonizado por Jim Carrey, é um dos destaques do VIX Filmes e TV, nosso streaming, 100% gratuito e que não exige cadastro para acesso. O que muita gente não sabia é que o filme é inspirado em uma história real, de um dos vigaristas norte-americanos mais temidos pela polícia, que fazia o que sabia de melhor: enganar.
Confira detalhes sobre o criminoso que inspirou o longa!
História real que inspirou “O Golpista do Ano”
O filme gira em torno de Steven Russell (Jim Carrey), um policial texano que decide assumir sua homossexualidade, mas percebe que é necessário muito mais dinheiro do que imaginava para manter seu alto padrão de vida, colocando em prática várias fraudes.
https://www.vix.com/tv/watch/movies/love-phillip-morris_pt/1/1″>
Uma vez na penitenciária, Steven conhece Phillip Morris (Ewan McGregor), seu companheiro de cela, por quem se apaixona. Ele acaba fugindo e voltando para atrás das grades várias vezes, tudo em nome do amor que sente. Algumas pessoas podem não saber, mas Steven Russell é um personagem verídico.
“O Golpista do Ano” é baseado na vida e trajetória do criminoso, usando como base registros contidos no best-seller “I Love You Phillip Morris”, que traz alguns fatos por trás de Russell, um dos maiores golpistas que surgiram nos últimos tempos.
Na vida real, Russell não tinha limite para os seus golpes, chegando a arrecadar muito dinheiro, além de ter usado do mesmo artifício para conseguir deixar a prisão muitas vezes, já que chegou a ser capturado por alguns de seus crimes, mas tentou sair ileso.
Em uma de suas tentativas, o infrator se passou por um milionário de Virgínia na intenção de conseguir um empréstimo de US$ 75 mil do NationsBank, em Dallas, mas, ao saber que a polícia estava perto, fingiu um infarto, sendo encaminhado para um hospital.
Para convencer que o quadro era grave, Russell fingiu ter AIDS, chegando a ficar 10 meses sem comer e tomando apenas laxantes. Não suficiente, ao voltar para a cela, o golpista usou a máquina de escrever da prisão para fazer um prontuário fraudulento.

O golpista pediu sua transferência para um hospital prisional para ser submetido a um inexistente programa de tratamento de AIDS e, semanas depois, ligou para a prisão informando que, infelizmente, tinha morrido durante um procedimento, vivendo em liberdade.
Em uma das muitas vezes que esteve em cárcere, Russell se apaixonou verdadeiramente por Phillip Morris, com quem também fugiu. Os dois chegaram a conseguir cargos na North American Medical Management como diretores financeiros.
No total, eles roubaram mais de US$ 800 mil, usando identidades falsas. O vigarista conseguiu se livrar da prisão ao se passar por um juiz e determinando a diminuição da fiança, que foi paga por seus amigos, livrando sua pele novamente.
Pouco tempo depois disso, Russell foi preso na Unidade de Segurança Máxima de Estelle, mas nem isso o intimidou. Para passar pela porta, o golpista se vestiu de médico e foi embora. A condenação maior, no entanto, aconteceu em 1998.
https://www.instagram.com/p/BzD8LLxC6Dr/
Russell virou notícia no mundo todo e foi sentenciado a ficar 144 anos na prisão, dos quais 99 eram pelas fugas e apenas 45 pelas fraudes, se tornando um criminoso muito temido pelas autoridades. Nessa unidade, ficava 23 horas dentro da cela, evitando qualquer armação.
Em 15 de dezembro de 2020, Russell conseguiu um pedido de liberdade condicional, mas sua pena deve terminar apenas em 13 de março de 2113, se não tiver mais nenhuma acusação nesse meio tempo. Essa foi a última notícia que se teve do criminoso.
Se ficou interessado pela história de Russell, é possível assistir a “O Golpista do Ano” de graça no VIX Filmes e TV. É possível ter acesso pela web, em aplicativos para celular via App Store e Google Play, além de dispositivos como Amazon Fire, Apple TV, Roku e Android TV. Também é possível transmitir diretamente do smartphone para o Chromecast e diferentes marcas de Smart TV. Você pode reproduzir o conteúdo clicando no vídeo abaixo: