“Entre Irmãs”: onde foi gravada, elenco e mais sobre a série da Globo que é Top 1 na Netflix

“Entre Irmãs” é uma minissérie brasileira, lançada em 2017, que despontou como Top 1 ao chegar no catálogo da Netflix, voltando a fazer sucesso mais de 5 anos após a exibição original. Estrelada por Marjorie Estiano e Nanda Costa, a produção acompanha duas irmãs nascidas no sertão brasileiro, em 1930, que acabam se separando.

Confira todos os detalhes, bastidores, prêmios e elenco!

“Entre Irmãs”: tudo sobre a minissérie brasileira de sucesso

“Entre Irmãs” é um filme ou minissérie?

Dirigido por Breno Silveira (“Dois Filhos de Francisco”), “Entre Irmãs” foi inicialmente lançado como um filme, com roteiro de Patrícia Andrade, a responsável por “Gonzaga: De Pai para Filho”, e inspirado no romance “A Costureira e o Cangaceiro”, de Frances de Pontes Peebles.

A obra foi convertida em uma minissérie de quatro capítulos, que estreou com exclusividade no Globoplay, em dezembro de 2017, com exibição aberta na Globo em janeiro de 2018, logo após os capítulos de “O Outro Lado do Paraíso”, novela que estava no ar no horário nobre. Em 7 de abril de 2024, entrou na Netflix.

Emilia (Marjorie Estiano) e Luzia (Nanda Costa) em
Globo/Dan Behr

Qual é a história de “Entre Irmãs”

A minissérie foca na trajetória de Emília (Marjorie Estiano) e Luzia dos Santos (Nanda Costa), duas irmãs que moram no interior de Pernambuco, na década de 1930, quando aprendem tudo sob costura com a tia.

Depois de um acidente trágico, a vida das protagonistas muda completamente: Luzia é levada por um bando de cangaceiros, enquanto Emília aceita se casar com um rapaz da alta sociedade e vai morar na cidade.

Mesmo distantes uma da outra, Emilia e Luzia anseiam por um reencontro, que acaba se revelando quase impossível, uma vez que se veem forçadas a lidar com uma série de adversidades para que fiquem juntas novamente.

Elenco da minissérie “Entre Irmãs”

Além de Marjorie Estiano e Nanda Costa, duas atrizes com um currículo extenso e premiado, “Entre Irmãs” conta também com outros grandes nomes da arte brasileira: Julio Machado no papel de Carcará, Rômulo Estrela como Degas, Letícia Colin interpretando Lindalva e Gabriel Stauffer na pele de Felipe.

Também foram chamados para o elenco: Cláudio Jaborandy como Dr. Duarte, Cyria Coentro no papel de Tia Sofia, Ângelo Antônio responsável por Dr. Eronildes e Fábio Lago como Orelha.

Marjorie Estiano e Letícia Colin em
Divulgação/Globo

Onde foram gravadas as cenas de “Entre Irmãs”

O Sertão Nordestino foi um dos cenários escolhidos para “Entre Irmãs”, que também gravou cenas em Recife e outras cidades próximas, como Piranhas, em Alagoas, que se tornou um dos cenários favoritos de Romulo Estrela, uma vez que é banhada pelo Rio São Francisco, sendo uma parada obrigatória para quem se interessa pela história do cangaço.

“Meu primeiro contato com o Rio São Francisco foi muito potente. Um momento muito especial para mim, porque eu não tinha a dimensão da força daquele lugar. Navegar naquelas águas foi importante para eu entender a força daquele lugar e como aquele rio é importante para quem vive no entorno”, declarou o ator, ao Gshow, em 2018.

“Todo o tempo em que estivemos lá foi marcado por um silêncio intenso e curioso, como se pudéssemos sentir, através da imaginação, o desenrolar dos acontecimentos ali, da maneira como foram narrados. Foi uma experiência mágica, de arrepiar”, concordou Julio Machado, na mesma entrevista.

Prêmios, indicações e crítica especializada

Marjorie Estiano e Nanda Costa em
Divulgação/Globo

Apesar de não ter vencido nenhum prêmio, “Entre Irmãs” se tornou um sucesso com a crítica especializada, sofrendo críticas apenas pela duração ainda no formado de filme, totalizando 7,6 de aprovação dos usuários no IMDb, número expressivo considerando outras produções brasileiras no site referência.

A obra foi destaque na edição de 2018 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, com seis indicações, incluindo as categorias: Melhor Atriz (Marjorie Estiano), Atriz Coadjuvante (Nanda Costa), Ator Coadjuvante (Cláudio Jaborandy), Roteiro Adaptado (Patrícia Andrade), Direção de Arte (Claudio Amaral Peixoto) e Figurino (Ana Avelar).

Bastidores das gravações de “Entre Irmãs”

Nanda Costa revelou ter passado um perrengue ao tentar fazer o registro de uma aranha durante a passagem pelo Sertão Nordestino. “Estávamos num horário de descanso e fui tirar foto de uma aranha muito diferente, esquisita, que eu nunca tinha visto na vida”.

“Eu cheguei com um celular e falaram para eu tomar cuidado, pois a aranha jogava um veneno à distância e que podia gangrenar meu braço”, relembrou a atriz. A atriz ainda participou do processo de composição da música de abertura da minissérie, que leva o nome de “Acontece”, em parceria com a esposa, Lan Lanh e Sambê, gravada na voz de Maria Bethânia.

“Desde o início tive a intuição de que a voz seria a da Bethânia. Tenho 30 anos de carreira e é uma emoção enorme. Bethânia se apossa da música de uma maneira única”, chegou a declarar Lan Lahn, também ao Gshow. Nanda atribuiu como “um sonho” o fato da artista talentosa ter gravado a canção.

Luzia dos Santos (Nanda Costa) em
Divulgação/Globo

O que acontece no final da minissérie “Entre Irmãs”

ALERTA DE SPOILER!

“Entre Irmãs” termina de forma trágica para as duas protagonistas, que vivem dramas parecidos e perdem pessoas importantes que faziam parte de duas vidas, depois que o destino agiu para separá-las.

Desesperada, Luzia marca um encontro com Emília, sem saber que seria o último, quando ambas decidem aceitar o que a vida quis para elas. Logo depois, Luzia acaba entrando em um confronto sangrento no cangaço.

Ao mesmo tempo, Emília começa uma vida nova em outro lugar, sonhando com dias melhores. O final das irmãs não abriu espaço para o desenvolvimento de uma sequência e a minissérie não ganhou segunda temporada.

Mais sobre séries