Onde foi gravada “No Rancho Fundo”: produção buscou cidades em Minas Gerais

“No Rancho Fundo”, nova novela das 18h da Globo, despertou curiosidade em torno da localização em que foi gravada a trama, que não fica clara, apesar de fazer menção ao Nordeste, onde supostamente seria ambientada na ficção. Confira todos os detalhes já revelados!

Onde foi gravada a novela “No Rancho Fundo”?

Apesar das referências ao Nordeste, “No Rancho Fundo” foi gravada, majoritariamente, em Diamantina, Minas Gerais, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, local marcado pela exploração do minério, pelo tempo seco e pela falta de recursos.

Zefa Leonel (Andrea Beltrão) em
Globo/ Fabio Rocha

A localidade inspirou o livro “Grande Sertão: Veredas” (1956), de João Guimarães Rosa, que é um dos grandes clássicos da literatura brasileira, servindo de pano de fundo para contar a história da família Leonel Limoeiro.

As cidades mostradas em “No Rancho Fundo” são fictícias. As sequências da glamurosa Lapão da Beirada foram filmadas no centro histórico de Diamantina, assim como as cenas mais rurais, incluindo o casarão da família Leonel Limoeiro.

Lapão da Beirada (cidade fictícia) em
Globo/Fábio Rocha

As grutas, exploradas por Zefa Leonel (Andrea Beltrão), que busca incansavelmente pela turmalina, também ficam localizadas perto da cidade. A equipe precisou gravar em três grutas, sendo uma delas a Gruta do Salitre, que fica a 8 km de distância de Diamantina, considera famosa na região.

No “Fantástico”, o diretor da trama contou que cada uma das grutas fica a apenas trinta minutos de distância, o que permitiu o descolamento da equipe, que aproveitou a área externa de uma e interior das outras.

Reprodução/Globoplay

Quase tudo foi pensado para ser adaptado em Minas Gerais, inclusive os cânions, a secura da caatinga e a vegetação rasteira típica do serrado. Algumas cenas também foram gravadas nos Estúdios Globo no Rio de Janeiro.

A cidade fica localizada a 285 quilômetros de Belo Horizonte, capital do Estado, se tornando especial para o elenco, que costuma visitar, entre um dia de gravação e outro, os principais pontos turísticos de Diamantina e cidades próximas.

“No Rancho Fundo”