Histórias sobre serial killers, viagem no tempo e até mesmo enredos com crítica social são temas principais de algumas das grande séries de suspenses na Netflix. Veja seleção de títulos do gênero, sem ordem específica, que são sucesso na plataforma de streaming:
Séries de suspense na Netflix
“Você” (“You”)
“Obsessivo e charmoso, Joe (Penn Badgley) vai ao extremo para entrar na vida de quem o fascina. Por trás de seus modos gentis, há uma fúria assassina e um passado perturbador”. O resumo da sinopse da série da Netflix sinaliza por que o público também ficou obcecado pela atração.
Baseada no livro homônimo de Caroline Kepnes, o seriado explora temas como obsessão, relacionamentos tóxicos, privacidade e até onde alguém está disposto a ir em nome de um suposto amor.
Entre janeiro e junho de 2023, a quarta temporada de “Você”, que chegou à Netflix em fevereiro, acumulou 440,6 milhões de horas assistidas e virou uma das atrações mais vistas na plataforma no primeiro semestre.
- Ano de lançamento: 2018
- Temporadas e episódios: 4 temporadas, 40 episódios
- Onde assistir: Netflix
“Missa da Meia-Noite” (“Midnight Mass”)
A chegada do padre Paul (Hamish Linklater) na pequena ilha fictícia de Crockett Island coincide com uma série de eventos, incluindo milagres que afetam a comunidade. À medida que os habitantes da região testemunham esses acontecimentos inexplicáveis, a fé se espalha, mas também surgem consequências sombrias.
Criada por Mike Flanagan, diretor de sucessos como “A Queda da Casa de Usher” e “A Maldição da Mansão Bly”, a série de terror explora questões de crença, fanatismo religioso e as consequências de eventos sobrenaturais em uma comunidade isolada.
Com nota 7,7 (de um total de 10) no site agregador IMDb, “Missa da Meia-Noite” mistura elementos de drama psicológico com elementos sobrenaturais e conquistou fãs de histórias de terror repletas de momentos tensos e reviravoltas.
- Ano de lançamento: 2021
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 7 episódios
- Onde assistir: Netflix
“A Maldição da Residência Hill” (“The Haunting of Hill House”)
A série de terror e suspense sobrenatural criada por Mike Flanagan segue a história da família Crain, que vive temporariamente na Residência Hill, uma mansão antiga e supostamente assombrada, enquanto estão reformando-a para vender.
No entanto, eventos trágicos e paranormais começam a assombrar a todos, resultando em consequências duradouras e perturbadoras.
Livremente baseada no romance homônimo de Shirley Jackson, a atração não é somente um sucesso de público: de acordo com o site agregador Rotten Tomatoes, “A Maldição da Residência Hill” tem aprovação de 93% por parte da crítica especializada.
- Ano de lançamento: 2018
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 10 episódios
- Onde assistir: Netflix
“A Queda da Casa de Usher” (“The Fall of the House of Usher”)
Mais uma criação de Mike Flanagan que fez sucesso na Netflix, a série acompanha Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline (Mary McDonnell) Usher, os irmãos que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder. Para dar continuidade a esse legado, eles vão precisar contar com os cinco filhos de Roderick.
As coisas começam a ficar complicadas – e assustadoras – com o aparecimento de Verna (Carla Gugino), uma misteriosa mulher que vai atrás de cada um dos herdeiros da família. Aos poucos, ela ainda irá expor segredos e fraquezas da poderosa dinastia, dando início a uma série de assassinatos brutais.
Livremente inspirado em um conto homônimo de Edgar Allan Poe, escritor gótico famoso por suas histórias de terror, “A Queda da Casa Usher” aparece com 90% de aprovação dos críticos no site Rotten Tomatoes e nota 7,9 (de um total de 10) no agregador IMDb.
- Ano de lançamento: 2023
- Temporadas e episódios: 1 temporada, 8 episódios
- Onde assistir: Netflix
“The Sinner”
Criada por Derek Simonds e baseada no livro homônimo de Petra Hammesfahr, a série de suspense psicológico em formato de antologia a cada temporada apresenta um novo crime e um novo mistério. Em todos os anos, o detetive Harry Ambrose (Bill Pullman) é designado para investigar o caso em questão.
Com boa recepção por parte do público e da crítica, as quatro temporadas de “The Sinner”, sempre repletas de reviravoltas chocantes, apresentam aprovações que vão de 85% a 97% no site agregador Rotten Tomatoes.
- Ano de lançamento: 2017
- Temporadas e episódios: 4 temporadas, 32 episódios
- Onde assistir: Netflix
“Black Mirror”
A série de antologia criada por Charlie Brooker tem, em cada episódio, uma história independente que explora o lado sombrio e muitas vezes perturbador da tecnologia, assim como seu impacto na sociedade, que em muitos casos pode ser devastador.
Embora cada episódio tenha sua própria trama única, todos compartilham a temática central de examinar como a tecnologia pode influenciar as relações humanas, a sociedade e até mesmo a própria natureza da existência.
Original e provocativo, “Black Mirror” se transformou em um verdadeiro fenômeno de público e foi aclamado pela crítica. O primeiro ano da atração, por exemplo, aparece com 98% de aprovação da mídia especializada no site agregador Rotten Tomatoes.
- Ano de lançamento: 2011
- Temporadas e episódios: 6 temporadas, 26 episódios
- Onde assistir: Netflix
“Dark”
A história da série alemã de suspense e ficção científica começa na pequena cidade de Winden, onde quatro famílias locais estão interligadas por segredos e eventos misteriosos que ocorrem ao longo de várias gerações, e que começam a emergir após o desaparecimento de uma criança.
Conforme os personagens desvendam os enigmas de suas próprias vidas e conexões com os eventos sobrenaturais por meio de viagens no tempo, o público descobre que a manipulação dos períodos desempenha um papel fundamental em todos os mistérios que cercam Winden.
Complexa e com atmosfera sombria, “Dark” chegou a conquistar 100% de aprovação da crítica segundo o site Rotten Tomatoes e aparece no agregador IMDb com nota 8,7 (de um total 10), baseada em mais de 400 mil considerações.
- Ano de lançamento: 2017
- Temporadas e episódios: 3 temporadas, 26 episódios
- Onde assistir: Netflix