Originalmente interpretada por Maria Luisa Mendonça, a personagem Buba será diferente da original no remake de “Renascer” (Rede Globo). Em vez de ser intersexo (termo substituto para hermafrodita), Buba será uma mulher trans – interpretada, inclusive, pela atriz trans Gabriela Medeiros.
Conheça abaixo a história da personagem Buba em “Renascer”.
Quem é Buba em “Renascer”
Na trama original de “Renascer”, Buba foi uma mulher que guardava um segredo. Nascida tanto com o aparelho reprodutor masculino quanto o feminino, ela era hermafrodita, algo que hoje é mais conhecido como intersexo. No remake de “Renascer”, porém, a personagem será diferente.
Interpretada pela jovem Gabriela Medeiros, de 22 anos, Buba será uma jovem trans: ou seja, uma mulher que, ao nascer, foi designada biologicamente como menino, mas passou pela adequação de gênero ao longo da vida.
Na adaptação feita por Bruno Luperi da obra do avô, Benedito Ruy Barbosa, Buba também será a amante de José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos).
Os dois se conhecerão enquanto Zé Venâncio ainda é casado com Eliana (Sophie Charlotte), união que logo começará a desmoronar. Buba e Zé Venâncio se tornarão amantes e, após a separação dele e Eliana, chegarão a se casar – união que encontrará inúmeros obstáculos.
Além de Eliana, que não supera o divórcio, Buba e Zé Venâncio terão pela frente também o desafio de encarar uma sociedade transfóbica (preconceito contra pessoas transgênero), que reprova as vivências e a autoafirmação da mulher.
Na trama de Luperi, Buba será formada em psicologia e uma figura muito essencial para a multinacional onde trabalha.