O remake da novela “Renascer” entra para a programação da Globo em 22 de janeiro e promete, assim como a primeira versão, exibida em 1993, emocionar o público com sua história cheia de romance, intrigas, lendas e regionalismo. Relembre os atores que participaram da obra original e compare com o elenco atual da trama:
“Renascer”: compare o elenco das duas versões da novela
José Inocêncio jovem (Leonardo Vieira/Humberto Carrão)
De origem desconhecida, sem posses e sozinho no mundo, o protagonista de “Renascer” chega ao sul da Bahia munido somente de coragem, um facão e um diabinho dentro de uma garrafa, que o fecha o corpo e protege das tocaias. Na primeira versão, o protagonista foi interpretado por Leonardo Vieira e, em 2024, passa a ser vivido por Humberto Carrão.
José Inocêncio (Antonio Fagundes/
Marcos Palmeira
)
Na segunda fase da novela, o protagonista, antes vivido por Antonio Fagundes, já está com 60 anos e é considerado a figura mais respeitada da região por seus êxitos como produtor de cacau. A vida do personagem mudará completamente depois da chegada da misteriosa Mariana, seu novo amor, agora com Marcos Palmeira no papel principal.
Mariana (Adriana Esteves/Theresa Fonseca)
A jovem é neta de Belarmino, inimigo de José Inocêncio e vizinho de suas terras no começo da história. Durante toda a sua vida, ela ouviu dizer que o avô foi morto por culpa de Inocêncio e assim criou grande ódio por ele. Em 1993, Adriana Esteves brilhou no papel e agora passa o bastão para Theresa Fonseca, rosto conhecido de “Mar do Sertão” (2022).
Coronel Belarmino (José Wilker/Antonio Calloni)
Influente e poderoso, fez fama e fortuna nos tempos áureos do cacau abusando da violência. A chegada do jovem José Inocêncio desperta a inveja e ódio do coronel, conhecido por armar tocaias para se livrar de seus desafetos. É avô de Mariana, que no futuro se envolve com o rival. O papel, antes de José Wilker, agora traz Antonio Calloni ao elenco.
Maria Santa (Patrícia França/Duda Santos)
Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora do seu entorno. No dia que tem autorização para sair de casa, se apaixona perdidamente por José Inocêncio, que se torna seu primeiro e único amor. A personagem morre na primeira fase da novela, logo após dar à luz o filho caçula. Patrícia França, que fez Maria Santa na primeira versão, agora dá lugar para Duda Santos.
João Pedro (Marcos Palmeira/Juan Paiva)
Filho renegado de José Inocêncio, o caçula da família é culpabilizado pela morte de sua mãe, Maria Santa, que falece devido às complicações do parto. Por conta disso, ele não tem as mesmas regalias dos irmãos e é o único entre os herdeiros que não é enviado para a cidade para estudar.
Embora não tenha o carinho do pai como os demais da família, ele ainda o ama e idolatra. Na primeira versão da novela, o papel era de Marcos Palmeira, de volta ao elenco de “Renascer” agora com um novo desafio, assumido por Juan Paiva no remake de 2024.
Jacutinga (Fernanda Montenegro/Juliana Paes)
Dona de um bordel, a personagem, interpretada por Fernanda Montenegro em 1993, vira uma segunda mãe para Maria Santa quando a jovem é abandonada à sua porta pelos pais. É ela quem promove o casamento de Santinha e José Inocêncio em sua casa e realiza o parto dos quatro filhos do casal. Na nova versão, Juliana Paes dá vida para Jacutinga.
Eliana (Patricia Pillar/Sophie Charlotte)
A esposa de José Venâncio é uma mulher sensual e oportunista que larga a carreira de modelo por conta do casamento. Na novela, os dois vivem uma relação cheia de altos e baixos, e, eventualmente, as crises culminam em um envolvimento entre ela e Damião. Sophie Charlotte assume a personagem que antes era de Patricia Pillar.
Buba (Maria Luisa Mendonça/Gabriela Medeiros)
Antes interpretada por Maria Luisa Mendonça e agora na pele de Gabriela Medeiros, a personagem começa a namorar José Venâncio sem revelar que é intersexo. Após a morte do amado, acaba se envolvendo com José Augusto. Na nova versão da novela, Buba é uma mulher trans, assim como sua intérprete.
Deocleciano (Leonardo Bricio/Adanilo)
Braço-direito e um dos primeiros funcionários de José Inocêncio. Corajoso e de boa índole, é fiel ao patrão a quem tem muita admiração e respeito. Padrinho de João Pedro, considera o rapaz o filho que perdeu logo após o nascimento. Na foto acima, Leonardo Bricio, que fez o papel em 1993, aparece caracterizado na novela “Anjo Mau”.
Deocleciano (Roberto Bonfim/Jackson Antunes)
Na segunda fase do remake da novela “Renascer”, o personagem permanece como o fiel funcionário de José Inocêncio que ajudou o patrão a construir seu império do cacau. Em 1993, Roberto Bonfim se entregou ao papel, enquanto em 2024 foi escalado Jackson Antunes para contar essa história.
Morena (Regina Dourado/Ana Cecília Costa)
A personagem é a mulher que Deocleciano tira do bordel de Jacutinga e com quem se casa, mas ela não é feliz porque não realiza seu maior desejo: ser mãe. Em 2024, Ana Cecília Costa assume o papel que era de Regina Dourado na primeira versão de “Renascer”.
Rachid (Luis Carlos Arutin/Almir Sater e Gabriel Sater)
O personagem é uma espécie de anjo da guarda do jovem José Inocêncio. É ele quem costura sua pele de volta ao corpo e o salva da primeira tocaia. Única testemunha do acontecido, Rachid tem o paradeiro desconhecido por muitos anos, mas retornará a região para cumprir uma missão do passado e, quem sabe, encontrar um novo amor. Na foto acima, o ator Luis Carlos Arutin aparece caracterizado na novela “Vereda Tropical” e Almir Sater no elenco de “Pantanal”.
Damião (Jackson Antunes/Xamã)
Contratado para assassinar José Inocêncio logo depois de seu casamento com Mariana, o matador acaba se encantando pelo coronel se torna mais um de seus fiéis empregados. Jackson Antunes, que agora assume outro desafio em “Renascer”, passa o bastão para Xamã dar vida ao jovem.
Jupará (Gésio Amadeu/Evaldo Macarrão)
Casado com Flor, o personagem forma com Deocleciano uma dupla que é capaz de “matar ou morrer” pelo patrão. Ele morre prematuramente e tem seu lugar ocupado pelo filho Zinho Jupará. Na foto acima, o ator Gésio Amadeu, substituído por Evaldo Macarrão no remake, aparece caracterizado na trama de “Velho Chico”.